segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Os melhores dos anos 20, pela comunidade do Orkut

Foi aberto um tópico em nossa comunidade no orkut com o objetivo de eleger os melhores filmes dos anos 20, nos mesmos moldes usados para as listas dos anos anteriores. Caso você queira participar da nossa comunidade basta clicar no link "orkut" logo abaixo do banner. A lista final é a seguinte:


1. Metropolis de Fritz Lang (Obra-prima do expressionismo alemão, Metropolis é uma das obras mais influentes da história do cinema. Efeitos Visuais revolucionários, trama inovadora e a tão famigerada Maria pontuam essa que uma das primeiras e mais importantes ficções científicas. Filme de Fritz Lang, obrigatório para qualquer um.)


2. O Encouraçado Potemkin de Sergei Eisenstein (A obra-prima do Cinema Revolucionário Soviético, revolucionou o cinema com suas técnicas de montagem criadas pelo mestre Sergei Eisenstein. Sua cena mais célebre na escadaria de Odessa viria a ser referenciada em Os Intocáveis.)


3. Nosferatu de F.W. Murnau (Livremente baseado na história do Conde Drácula, Nosferatu é um dos melhores e mais importantes filmes de terror de todos os tempos. Mesmo carregando quase 90 anos nas constas, ainda é bastante atual e amedontrador. Muito provavelmente o mais importante filme do Expressionismo Alemão, ganhou uma refilmagem tão boa quanto na década de 70 por Werner Herzog.)


4. Aurora de F.W. Murnau (Após deixar a Alemanha, F.W. Murnau foi aos Estados Unidos dirigir esse drama rural sobre um triângulo amoroso no qual uma mulher da cidade convence um pobre camponês a matar sua esposa. Embora poucos saibam e menos reconheçam, esse foi o primeiro filme a vencer o Oscar de Melhor Filme (Asas levou Melhor Filme - Produção enquanto Aurora levou Melhor Filme - Produção Única e Artística).)


5. O Garoto de Charles Chaplin (Um dos primeiros longas de Chaplin, O Garoto conta a história de quando o já clássico Vagabundo (ou Carlitos, como preferir) encontra um bebê em uma lata de lixo e passa a cuidar dele. Típico exemplo do cinema de Chaplin.)


6. A General de Buster Keaton e Clyde Bukerman (Considerado por muitos a obra-prima do gênio da comédia Buster Keaton, A General conta a história de amor entre um homem, sua amada e sua locomotiva a vapor, a General. Quando a Guerra Civíl se inicial, tal homem não é aceito nas linhas de frente por ser mais útil como engenheiro de trilhos. Porém sua amada passa a vê-lo como um covarde, isso até ela ser sequestrada junto com a General.)


7. O Gabinete do Dr. Caligari de Robert Wiene (Filme inaugural do Expressionismo Alemão, dirigido por Robert Wiene, é uma das obras mais influentes do cinema, visto que as técnicas nele utilizadas vieram a ser repetidas e referenciadas em centenas de outras produções)


8. A Última Gargalhada de F.W. Murnau (Outro exemplar do Expressionismo Alemão, conta a história do porteiro de um hotel que é substituído por alguém mais jovem e é rebaixado a ajudante de lavatório.)


9. Em Busca do Ouro de Charles Chaplin (Nesse filme, Chaplin aborda o tema da corrida do ouro, colocando seu clássico personagem em uma viagem ao Alasca para tentar a sorte na mineração.)


10. O Homem que Ri de Paul Leni (Baseado na história de Victor Hugo, narra a trajetória do herdeiro de um ducado que por ordem do rei é desfigurado em um eterno sorriso e passa a trabalhar como atração circense. Serviu de inspiração para o visual do Coringa, da série Batman.)


Top 30 -

11- O Homem com uma Câmera
12- Um Cão Andaluz
13- A Morte Cansada
14- O Martírio de Joana d'Arc
15- Dr. Mabuse
16- O Circo
17- Nanook, O Esquimó
18- The Cameraman
19- The Lodger
20- A Caixa de Pandora
21- Sétimo Céu
22- O Monstro do Circo
23- A Greve
24- Diário de uma Garota Perdida
25- O Homem-Mosca
26- Entr'Acte
27- O Vapor Willie
28- Outubro
29- Sherlock Jr.
30- Chantagem e Confissão


E então? Gostou da lista? Odiou? Faltou algum filme? Não se esqueça de deixar seu comentário.

Um comentário:

pseudo-autor disse...

Isso, sim, é uma lista. Do top 10 só não vi Aurora. Os demais eu assino embaixo

Cultura na web:
http://culturaexmachina.blogspot.com