Foi aberto um tópico em nossa comunidade no orkut com o objetivo de eleger os melhores filmes dos anos 20, nos mesmos moldes usados para as ...
Metropolis de Fritz Lang (Obra-prima do expressionismo alemão, Metropolis é uma das obras mais influentes da história do cinema. Efeitos Visuais revolucionários, trama inovadora e a tão famigerada Maria pontuam essa que uma das primeiras e mais importantes ficções científicas. Filme de Fritz Lang, obrigatório para qualquer um.)
2.
O Encouraçado Potemkin de Sergei Eisenstein (A obra-prima do Cinema Revolucionário Soviético, revolucionou o cinema com suas técnicas de montagem criadas pelo mestre Sergei Eisenstein. Sua cena mais célebre na escadaria de Odessa viria a ser referenciada em Os Intocáveis.)
3.
Nosferatu de F.W. Murnau (Livremente baseado na história do Conde Drácula, Nosferatu é um dos melhores e mais importantes filmes de terror de todos os tempos. Mesmo carregando quase 90 anos nas constas, ainda é bastante atual e amedontrador. Muito provavelmente o mais importante filme do Expressionismo Alemão, ganhou uma refilmagem tão boa quanto na década de 70 por Werner Herzog.)
4.
Aurora de F.W. Murnau (Após deixar a Alemanha, F.W. Murnau foi aos Estados Unidos dirigir esse drama rural sobre um triângulo amoroso no qual uma mulher da cidade convence um pobre camponês a matar sua esposa. Embora poucos saibam e menos reconheçam, esse foi o primeiro filme a vencer o Oscar de Melhor Filme (Asas levou Melhor Filme - Produção enquanto Aurora levou Melhor Filme - Produção Única e Artística).)
5.
O Garoto de Charlie Chaplin (Um dos primeiros longas de Chaplin, O Garoto conta a história de quando o já clássico Vagabundo (ou Carlitos, como preferir) encontra um bebê em uma lata de lixo e passa a cuidar dele. Típico exemplo do cinema de Chaplin.)
6.
A General de Buster Keaton e Clyde Bukerman (Considerado por muitos a obra-prima do gênio da comédia Buster Keaton, A General conta a história de amor entre um homem, sua amada e sua locomotiva a vapor, a General. Quando a Guerra Civíl se inicial, tal homem não é aceito nas linhas de frente por ser mais útil como engenheiro de trilhos. Porém sua amada passa a vê-lo como um covarde, isso até ela ser sequestrada junto com a General.)
7.
O Gabinete do Dr. Caligari de Robert Wiene (Filme inaugural do Expressionismo Alemão, dirigido por Robert Wiene, é uma das obras mais influentes do cinema, visto que as técnicas nele utilizadas vieram a ser repetidas e referenciadas em centenas de outras produções)
8.
A Última Gargalhada de F.W. Murnau (Outro exemplar do Expressionismo Alemão, conta a história do porteiro de um hotel que é substituído por alguém mais jovem e é rebaixado a ajudante de lavatório.)
9.
Em Busca do Ouro de Charlie Chaplin (Nesse filme, Chaplin aborda o tema da corrida do ouro, colocando seu clássico personagem em uma viagem ao Alasca para tentar a sorte na mineração.)
10.
O Homem que Ri de Paul Leni (Baseado na história de Victor Hugo, narra a trajetória do herdeiro de um ducado que por ordem do rei é desfigurado em um eterno sorriso e passa a trabalhar como atração circense. Serviu de inspiração para o visual do Coringa, da série Batman.) Top 30 -
11- O Homem com uma Câmera
12- Um Cão Andaluz
13- A Morte Cansada
14- O Martírio de Joana d'Arc
15- Dr. Mabuse
16- O Circo
17- Nanook, O Esquimó
18- The Cameraman
19- The Lodger
20- A Caixa de Pandora
21- Sétimo Céu
22- O Monstro do Circo
23- A Greve
24- Diário de uma Garota Perdida
25- O Homem-Mosca
26- Entr'Acte
27- O Vapor Willie
28- Outubro
29- Sherlock Jr.
30- Chantagem e Confissão
E então? Gostou da lista? Odiou? Faltou algum filme? Não se esqueça de deixar seu comentário.
Isso, sim, é uma lista. Do top 10 só não vi Aurora. Os demais eu assino embaixo
ResponderExcluirCultura na web:
http://culturaexmachina.blogspot.com