Page Nav

HIDE

Recentes

latest

Nada de Novo no Front (2022)

Para seu próprio bem, que possa um dia a humanidade depor as armas, em uma era de amor entre as nações ( Lucano ) Quase cem anos depois d...

Para seu próprio bem, que possa um dia a humanidade depor as armas, em uma era de amor entre as nações (Lucano)

Quase cem anos depois de Lewis Milestone ter adaptado o inovador romance de Erich Maria Remarque, o cineasta alemão Edward Berger trouxe à vida Nada de Novo no Front com uma nova perspectiva - a primeira adaptação alemã de uma história profundamente enraizada no DNA do país. Ambientado em meio à Primeira Guerra Mundial, o foco do filme se concentra em Paul Bäumer (Felix Kammerer) e seu pequeno grupo de amigos que são atraídos para a guerra pela promessa de heroísmo e patriotismo. Mas não há heróis nesta guerra, um fato que Berger torna evidente ao longo do filme. Paul pode ser o protagonista do filme — o coração e alma da história através dos quais o público vê o mundo — mas não se engane: esta não é a jornada de um herói. Nada de Novo no Front é uma saída bem-vinda de uma longa linha de bons filmes sobre a Primeira Guerra Mundial, como 1917 de Sam Mendes ou, mais recentemente, Operation Mincemeat, mas com um resultado que, apesar de dramaticamente mais melancólico, talvez também seja, por isso mesmo, consideravelmente mais profundo e memorável. O fato é que aqui não há ninguém por quem torcer e não há qualquer perspectiva de um horizonte menos descontente. É o modus vivendi das trincheiras, sem outra aspiração. É uma escolha interessante e corajosa, que proporciona uma história mais honesta e devastadora.

Os roteiristas Berger, Ian Stokell e Lesley Paterson adaptam fielmente a abordagem sombria e crítica de guerra do escrita em romance, pintando uma imagem brutal de seus horrores, mas projetada para permitir que a audiência chegue a sua própria conclusão emocional ao final. A guerra é um inferno e, por pouco mais de duas horas e meia, Nada Novo no Front exibe seus horrores terríveis sem jamais se aventurar em uma visão voyeurística, optando em vez disso por inquietar seu público com realidades sombrias e verdades dolorosas. Ao longo do filme, Berger corta das trincheiras encharcadas de água e dos corpos mutilados de jovens brilhantes atraídos para sepulturas precoces para mostrar a serenidade da natureza. A dicotomia entre vida e morte contrasta fortemente com os horrores em exibição, mesmo quando uma geração morre, riachos continuam a fluir, as estações mudam e filhotes de raposa nascem. O cinematógrafo James Friend traz visuais perfeitos, unindo a impressionante amplitude de seus locais com a intimidade vibrante da morte e de seu enfrentamento.

Em sua primeira performance na tela, Kammerer prova ser um promissor novato no palco global. Paul Bäumer não é um papel fácil de assumir; a fisicalidade do papel sozinha pode esmagar uma atuação, e isso sem considerar o grande custo emocional empreendido para retratar a vergonha, depravação e agonia da guerra. Paul é o coração do filme, e Kammerer, sem esforço, desnuda sua alma para o público enquanto a guerra leva e leva e leva de seu personagem. Sua atuação é ainda enriquecida por aqueles ao seu redor, que se deleitam em momentos tranquilos de humanidade e lamentam com ele pelos fantasmas de homens que silenciosamente morreram enquanto viveram.

Há muito tempo, o antropólogo americano James Deetz postulou que o passado pode ser visto mais plenamente ao estudar as pequenas coisas tão frequentemente esquecidas, e essa parece ser a tese inesperada da adaptação de Berger. Seu elenco de personagens encontra favor com as audiências através de pequenos e tangíveis efeitos pessoais que atravessam o filme. Para Franz (Moritz Klaus), é um lenço de uma amante passageira chamada Eloise - um enfeite que traz um momento de alívio para seus companheiros soldados enquanto eles se deliciam com a feminilidade que sua existência traz para as camas cheias de testosterona; para Kat (Albrecht Schuch), é uma caixa de fósforos que ele mantém um besouro dentro - um besouro que escapa da guerra com sua vida quando os homens são deixados para os besouros consumirem; para Albert (Aaron Hilmer), é um cartaz que ele encontra que lhe permite escapar dos horrores e sonhar com as mulheres que nunca conhecerá; e para Ludwig (Adrian Grunewald), são os óculos que ele recebe do exército para substituir seus próprios óculos. Mas mais profundo é o fato de que Paul não tem nenhum ponto de referência, nenhum enfeite no bolso que o ajude a seguir em frente, porque ele carrega aqueles ao seu redor - Franz, Kat, Albert, Ludwig e Tjaden (Edin Hasanovic) - para as linhas de frente com ele.

Ao contrário das adaptações anteriores do romance do escritor Remarque, Berger infunde em Nada de Novo no Front elementos históricos que enfatizam ainda mais a vergonha da guerra. Esse elemento assume a forma da figura histórica da vida real Matthias Erzeberger (Daniel Brühl), que ajudou a Alemanha a forjar um caminho em direção a um armistício com a França e foi posteriormente assassinado por esses esforços. Há também o general de carreira “ficcionalizado”, que se recusa a aceitar tratados de paz e está tão fascinado com a ideia de patriotismo que é levado a liderar um exército de soldados sitiados para a morte, ao invés de abraçar o cessar-fogo que os aguarda no horizonte. Ambas as figuras simbolizam os custos da paz: os belicistas sempre marcharão seus soldados para a boca da morte, enquanto observam de uma posição elevada, enquanto os mantenedores da paz arriscam sua segurança pela promessa de um futuro melhor.

Nada de Novo no Front tem um design de som impressionante; daqueles que deixam os dentes trincando e faz tremer o peito da sua audiência. Enquanto a máquina de guerra continua, Berger utiliza a música estridente e sombria de um harmônio para romper momentos de alívio, como um martelo batendo em uma bigorna, sinalizando a guerra sempre em curso que é maior do que o seu elenco. Corta momentos de silêncio estilhaçando a serenidade e ecoando como um lembrete de como a guerra destrói a beleza.

Há mais de cem anos, a Primeira Guerra Mundial devastou uma geração, há dez anos houve uma guerra que nunca realmente acabou e, atualmente, uma guerra continua com chamas de devastação que ninguém quer acender. Nada de Novo no Front de Berger oferece o mesmo lembrete que o romance de Remarque apresentou: o totalitarismo travestido de amor à pátria mata apenas para a glória do ego e oferece sepulturas fundas em terras manchadas de sangue. Não há nada de heroico, não há vencedores e não se volta inteiro para o lar: no mínimo a alma não se consegue levar. É impossível assistir ao filme sem ser afetado pelos horrores de colocar homem contra homem para aplacar as ambições de tiranos rancorosos e insaciáveis de poder. A primeira adaptação veio no início de horrores ainda piores do que a Primeira Guerra Mundial, e é difícil não se perguntar se esta adaptação poderá persuadir as massas a baixar seus punhos raivosos antes que seja tarde demais novamente.

Nenhum comentário