$type=grid$count=4$tbg=rainbow$meta=0$snip=0$rm=0

O Samurai (1967)

“Não há maior solidão do que a do samurai, exceto talvez a solidão do tigre na selva” Bushido, O Livro do Samurai O samurai é uma criatura q...

“Não há maior solidão do que a do samurai, exceto talvez a solidão do tigre na selva”

Bushido, O Livro do Samurai

O samurai é uma criatura que habita um mundo diferente. O samurai é um ser que busca erudição, perfeição, honra e moral. É uma criatura leal, disciplinada e muito rigorosa, ao mesmo tempo também é habilidosa. É, apesar de um “soldado”, um guerreiro, também é mais do que uma criatura violenta, é uma criatura diferente, que precisa ser observada. É uma pessoa que convive com o certo e o errado desde o princípio, desde que o mesmo nasceu. Da infância até a fase adulta. São seres solitários, que apesar de “extintos” do mundo, ainda vivem por aí rondando grandes capitais, ali e aqui.

É disso que Jean-Pierre Melville se apropria para criar O Samurai(Le Samouraï,1967). Melville busca através do estilo noir que muitos filmes se apropriaram na década de 40 como Relíquia Macabra(The Maltese Falcon,1941), para dar identidade à um personagem rodado na sua história, com uma verdadeira carapuça samurai em todos os sentidos, mas vestido e escondido. Através disso, cria uma película tão perfeita e única que marcaria para sempre a história do cinema, burlando as regras do noir, criando um dos personagens mais famosos(e bem atuados) e principalmente marcantes, com um jogo de cenas e cenas, filosofando ao mesmo tempo que conta a história, para nós, o espectador.

A história, nos trás Jef Costello(Alain Delon), um assassino perfeccionista e totalmente rigoroso. Não é apenas um assassino perfeccionista, ele é um gênio e sempre consegue escapar com facilidade de suspeitas e principalmente manipular com toda a sua inteligência. Mas quando o mesmo, é subestimado a matar um homem, em um bar acaba errando o plano e deixando pistas para pessoas que estavam presente no bar e desconfiaram, como Valérie(Cathy Rosier). E a cada vez que a investigação policial vai aumentando de proporção, Costello vai cada vez mais se complicando, não só com a polícia, mas também com os criminosos que encomendaram o homicídio.

Desde já, Melville encabeça ao espectador, proporções muito diferentes. Jef Costello está desta vez em perigo muito grave, mas é com as jogadas de câmera, rápidas cenas e a expressão que Melville dá a entender ao espectador quem é a personalidade do filme. Todos os ângulos são filmados com uma perfeição muito peculiar, onde se focam as faces. Usa da ausência do diálogo para usar a linguagem corporal como objeto mais utilizado no filme. Nada escapa da câmera de Melville, tudo é tão bem retratado que fica difícil enxergar algum erro. Os encantos da personagem, são transmitidos também através da linguagem de Melville sempre trabalhada durante todo o filme para que o seu estilo criativo seja criado a partir de um outro já muito consagrado, o noir.

A cidade é um retrato triste e feio. As câmeras de Melville captam isso a todo momento, é impossível não reparar, como também é impossível não reparar como a personalidade de Jef Costello é bem trabalhada e usada. É uma figura simples, típica de filmes noir, usando um belo sobretudo e um chapéu muito bonito, mas através disso tudo é um gênio do crime e mais do que isso é uma inspiração e uma criatura que vive filosofando, e uma criatura que procura um lugar para habitar e se sente distante da realidade, toda hora e todo momento os elementos de Melville são totalmente simbólicos, como a moradia de Costello, aquela figura tão pop e “perfeita” aos moldes de um assassino, como também seu pássaro, que é o seu único companheiro que apesar de estar sempre com Costello, assim como ele, está preso em uma gaiola e incapacitado de voar e se sentir livre. Costello, não é bem uma personalidade que busca uma liberdade em si, mas sim, viver em uma realidade melhor para ele mesmo e sem tanta podridão. Claro que o mesmo faz trabalhos sujos, mas perto dele, Costello os torna como obra de arte e não apenas o trabalho maçante de toda hora matar pessoas.

Apesar do silêncio de Costello, toda hora ele nos diz algo muito relevante e totalmente dentro de sua moral. Costello é uma personalidade tão forte e especial que precisaria ser analisada a parte se quisesse ser compreendida. Já Melville, deixando todo esse trabalho para Alain Delon retorna também na cidade, pois aqui, sua homenagem ao noir não se trata bem de um roteiro ou super produção que tende a mudar definitivamente o gênero com sensacionalismo ou algo, mas sim que através da mesma torna possível ao espectador enxergar a visão de um assassino típico de filmes noir na sua arte de matar e filosofar. É com esses e outros ângulos de visão que Melville nos encaixa que também podemos ter a visão de uma sociedade frágil e pobre apesar de pop e descolada, bem como os moldes do bar onde Jef Costello assassina a vítima que o daria mais prejuízo na sua carreira até então, lembra o bar de Casablanca(idem,1942) tanto pela presença de algumas personagens como Robert Favart com um traje bem típico, a super lotação e principalmente a peça que envolve Jef Costello, Valérie.

Claro que com tudo isso, Melville não poderia deixar de usar a ironia para criar o seu estilo dentro do noir. Sendo assim, Melville, usa praticamente todas as contradições ou pelo menos as “regras” que fariam um filme noir e só deixam ela mesmo no roteiro, e usa praticamente tudo de forma diferenciada, bem como, o uso do branco-e-preto nos filmes noir eram um dos elementos típicos e exatos para criar um filme do gênero, já aqui o mesmo não utiliza, muito pelo contrário, apesar de usar o cinza e o tom mais escuro como representação da fragmentação e decadência da sociedade atual na cidade e nas próprias roupas de Costello, Melville se utiliza das cores para mostrar de forma contemporânea e pop brincando com esse tom cinza tão forte. Obviamente, Melville não poderia deixar de usar algo, além das paisagens que brincam com o existencialismo e a arte atual com tantas tonalidades e cores como a decadência moral da sociedade, sem algo de fundo para ajudar a dar o toque. Melville, apesar de usar muito do silêncio e dos diálogos rápidos e geniais, também se utiliza dos sons da cidade, da inquietação de Costello e sua manipulação falhada com a pianista Valérie, na qual o mesmo acaba se sentindo atraído(ou não), do seu prazer e seriedade, rigor em matar por dinheiro. Tudo isso são elementos muito importantes, claramente, mas o uso da trilha-sonora clássica com alguns toques estranhos de suspense ou de ação, pouca vezes usados, mas quando usados, são perfeitos, assim como acontece muito semelhantemente à uma obra posterior, Laranja Mecânica(A Clockwork Orange,1971)

Os traços da perfeição de Melville, não param por aqui. O uso desta filosofia de um jeito tão especial e natural, nos faz lembrar do clássico Bande à Part(Bande à Part/Band of Outsiders,1964) na qual também se trata de uma homenagem aos clássicos americanos, só que nesse outro caso, dos filmes de crime estadunidenses, que mesmo assim, também ainda pega algumas pontas e ritmos dos filmes noir, mesmo que não especificamente. Os dois, tanto a homenagem de Godard e Melville conseguem captar com precisão o intenso amor juvenil, um cenário metropolitano decaído seja por crítica seja por estilo. Mesmo a obra de Melville, ser totalmente rica na sua personalidade, na sua ampla criatividade e impulso de tudo o que é bom do noir em uma única película e entre outras coisas, e quase impossível não notar semelhanças entre obras-primas tão ricas e cheias de inspiração.

Melville é completo em sua obra, consegue captar tudo e usar da filosofia que parece tão distinta da realidade que vivemos hoje em dia(sim, é um filme que consegue ainda ser atemporal), com o ritmo delicioso e divertido do noir americano. O samurai, não é apenas um filme noir, ou um filme homenagem aos filmes noir, é mais do que isso é um entorno sobre essas identidades é uma história que se apropria da crítica e da arte cinematográfica para se criar e convocar o que a de melhor no gênero e em uma junção explicar essa arte, tanto da de Jef Costello, como a de quem ama o cinema, ama o noir em um enredo simples e genial, cheio de símbolos, criações e um novo modo de cinema criado a partir de um cinema, a poesia se encontrando perfeitamente, palavras são quase impossíveis de descrever a grandiosidade(que se compara à da cultura japonesa, que inclusive tem total influencia na conjugação de Melville sobre obra-prima, tão magnífico quanto é o Bushido para os samurais), mas apesar de tudo a tela é capaz de descrever impecavelmente e mais um pouco e fez isto em um dos melhores filmes que o cinema já pode ver.

TRUE
{Crítica}{slider-6}
Nome

00's,83,10's,88,20's,14,30's,21,40's,22,50's,31,60's,32,70's,44,80's,30,90's,24,Abbas Kiarostami,1,Abbie Cornish,1,Abel Ferrara,1,Abel Gance,1,Abraham Polonsky,1,Ação,36,Adam Driver,1,Adam Sandler,1,Adrien Brody,1,Adrienne Barbeau,1,Agnès Varda,1,Akira Kurosawa,8,Al Pacino,1,Alain Delon,1,Alain Resnais,3,Alan J. Pakula,1,Alan Parker,1,Albert Dupontel,1,Albert Rémy,1,Albert Serra,1,Alec Baldwin,1,Alejandro G. Iñárritu,1,Aleksey Guskov,1,Álex Angulo,1,Alex Brendemühl,1,Álex de la Iglesia,2,Alex Frost,1,Alfred Hitchcock,16,Alida Valli,1,Amazon Prime Video,25,Amber Heard,1,Andie MacDowel,1,Andrea Arnold,1,Andrew Garfield,1,Andrew Stanton,1,Andrey Zvyagintsev,1,Ángela Molina,1,Animação,11,Anita Ekberg,2,Anna Muylaert,1,Anne Hathaway,1,Annette Bening,2,Antonio Ferrandis,1,Ari Folman,1,Armando De Razza,1,Asa Butterfield,1,Asghar Farhadi,1,Ashton Kutcher,1,Atiq Rahimi,1,Audrey Hepburn,2,Audrey Tautou,1,Aventura,33,Bafta,3,Barbara Bel Geddes,1,Barbara Stanwyck,2,Barbara Sukowa,1,Barry Levinson,1,Beatrice Pearson,1,Béatrice Romand,1,Belas Artes à La Carte,22,Belén Rueda,2,Ben Affleck,2,Ben Kingsley,1,Ben Stiller,1,Ben Whishaw,1,Benh Zeitlin,1,Benicio Del Toro,1,Bérénice Bejo,2,Bernardo Bertolucci,3,Beryl Reid,1,Beto Brant,1,Bette Davis,2,Bette Midler,1,Beulah Bondi,1,Bill Maher,1,Bill Murray,5,Bill Pullman,1,Billy Wilder,8,Biografia,26,Birgit Minichmayr,1,Blake Edwards,4,Bong Joon Ho,1,Brad Pitt,3,Bradley Cooper,1,Brady Corbet,1,Brett Ratner,1,Brian De Palma,1,Brigitte Bardot,1,Brooke Adams,1,Bruce Campbell,1,Bruce Willis,3,Bruno S.,1,Bryan Cranston,2,Bryan Forbes,1,Bryan Singer,1,Burt Lancaster,5,Burt Reynolds,2,Buster Keaton,1,Camilla Belle,1,Cannes,1,Carey Mulligan,2,Carlos Reygadas,1,Carol Reed,1,Carole Bouquet,1,Carole Lombard,2,Carrie-Anne Moss,1,Cate Blanchett,2,Catherine Deneuve,1,Catherine Zeta-Jones,1,Catriona MacColl,1,Cécile de France,1,Cédric Klapisch,1,Chantal Akerman,12,Charles Bronson,4,Charles Chaplin,10,Charles Durning,2,Charles Farrell,1,Charles Vidor,2,Charlie Cox,1,Chazz Palminteri,1,Chloë Sevigny,1,Chris Cooper,1,Chris Evans,1,Chris Hemsworth,1,Chris Noonan,1,Christoph Waltz,3,Christopher Carley,1,Christopher Lambert,1,Christopher Nolan,1,Christopher Smith,1,Christopher Walken,2,Cinema Alemão,14,Cinema Americano,150,Cinema Brasileiro,14,Cinema Britânico,11,Cinema Espanhol,4,Cinema Francês,25,Cinema Italiano,8,Cinema Japonês,21,Cinema Soviético e Russo,3,Cinema Sueco,3,Claire Danes,1,Claire Denis,1,Claire Maurier,1,Clark Gable,2,Clássicos,13,Claude Chabrol,1,Claudette Colbert,1,Claudia Cardinale,1,Claudia Llosa,1,Cliff Robertson,2,Clint Eastwood,4,Colin Farrell,1,Colin Firth,1,Comédia,109,Coral Browne,1,Coralie Fargeat,1,Corey Feldman,1,Cornelio Wall,1,Crime,67,Crítica,377,Curiosidades,50,Cyd Charisse,1,D.W. Griffith,2,Dakota Fanning,2,Dalton Trumbo,1,Damien Chazelle,1,Dan Hedaya,1,Dane DeHaan,1,Daniel Brüh,1,Danny Aiello,1,Danny Boyle,2,Danny Leiner,1,Daria Nicolodi,1,Dario Argento,3,Darren Aronofsky,2,Daryl Hannah,1,David Cronenberg,3,David Dobkin,1,David Duchovny,1,David Fincher,1,David Hemmings,1,David Lean,2,David Leitch,1,David Lynch,2,David Naughton,1,David Strathairn,1,David Thewlis,2,David Wnendt,1,Dean Martin,1,Deborah Kerr,1,Delphine Seyrig,1,Demi Moore,1,Dennis Gansel,1,Denys Arcand,2,Denzel Washington,1,Derek Luke,1,Derrick Borte,1,Dev Patel,1,Diane Keaton,1,Dianne Wiest,1,Diego Peretti,1,Disney Plus,27,Documentário,17,Dominique Labourier,1,Dominique Sanda,1,Donald Sutherland,1,Dorothy Malone,1,Douglas Sirk,2,Dr. John McCabe,1,Drama,288,Dziga Vertov,1,Ed Harris,1,Eddie Albert,1,Eddie Vedder,1,Edgar Wright,1,Edmund Goulding,2,Edward Berger,1,Edward Dmytryk,1,Edward G. Robinson,1,Edward Norton,1,Edwin S. Porter,1,Eiji Okada,1,Eli Roth,2,Elia Kazan,3,Elias McConnell,1,Elke Sommer,1,Ellen Sandweiss,1,Emeric Pressburger,1,Emile Hirsch,2,Emily Blunt,1,Emma Stone,1,Emmanuelle Riva,1,Emmanuelle Seigner,1,Eric Deulen,1,Eric Idle,1,Éric Lartigau,1,Éric Rohmer,1,Ermanno Olmi,1,Ernest Borgnine,3,Ernst Lubitsch,2,Erwin Leiser,1,Especiais,64,European Film Awards,2,Evan Rachel Wood,1,Evangeline Lilly,1,Ewan McGregor,2,Explicação,5,F.W. Murnau,4,Família,22,Fantasia,39,Faroeste,13,Fatih Akin,1,Faye Dunaway,1,Faye Wong,1,Federico Fellini,4,Felicity Jones,1,Fernando Meirelles,1,Fernando Rey,1,Ficção Científica,27,Filme,377,Final,5,Floria Sigismondi,1,Florian Henckel von Donnersmarck,1,Frances Dee,1,Frances McDormand,1,Francis Ford Coppola,6,Francis Lawrence,1,Franck Mancuso,1,François Damiens,1,François Truffaut,1,Frank Borzage,1,Frank Capra,7,Frank Darabont,1,Frank Oz,1,Frank Perry,1,Frank Sinatra,1,Fred Astaire,1,Fred C. Newmeyer,1,Fred MacMurray,1,Fred Schepisi,1,Fred Testot,1,Frederick Wiseman,1,Fredric March,1,Fritz Lang,6,Gabriele Lavia,1,Garth Davis,1,Gary Cooper,2,Gary Farmer,1,Gary Oldman,1,Gaspar Noé,1,Geena Davis,1,Gena Rowlands,1,Gene Hackman,1,Gene Wilder,1,Geoffrey Rush,1,Georg Wilhelm Pabst,2,George A. Romero,1,George Clooney,2,George Cukor,4,George Lucas,2,George Roy Hill,2,George Stevens,1,Georges Méliès,3,Gérard Depardieu,2,Gérard Lanvin,1,Giancarlo Esposito,1,Giorgio Albertazzi,1,Giorgio Cataldi,1,Giulio Brogi,1,Giuseppe Tornatore,1,Globo de Ouro,3,GLS,1,Godfrey Reggio,1,Gore Verbinski,1,Grace Kelly,1,Graham Chapman,1,Gregory Hoblit,1,Gregory La Cava,1,Gregory Peck,1,Greta Gerwig,1,Griffin Dunne,1,Guerra,31,Guillermo del Toro,3,Gus Van Sant,2,Guy Pearce,1,Guy Ritchie,2,Hal Holbrook,1,Harold Lloyd,1,Harold Ramis,1,Harriet Andersson,2,Harrison Ford,2,Hbo Max,23,Heath Ledger,1,Hector Babenco,1,Helena Bonham Carter,1,Henry Fonda,4,Hiram Keller,1,Hirokazu Koreeda,1,História,27,Howard Hawks,3,Hugh Jackman,1,Ian Bannen,1,Ida Lupino,1,Indicações,15,Ingmar Bergman,3,Ingrid Thulin,1,Irene Dunne,1,Irmãos Coen,5,Irvin Kershner,1,Isabelle Huppert,1,Isabelle Mergault,1,J.A. Bayona,1,Jack Lemmon,1,Jack Nicholson,1,Jack Palance,1,Jacob Elordi,1,Jacqueline Bisset,1,Jacques Rivette,1,Jacques Tati,1,Jacques Tourneur,3,Jake Gyllenhaal,2,James Cameron,3,James Coburn,1,James Ivory,1,James Longley,1,James Mason,1,James Stewart,6,James Wan,1,James Ward Byrkit,1,Jamie Foxx,1,Jan Sterling,1,Jan Svankmajer,5,Jane Campion,2,Jane Fonda,1,Jane Greer,1,Jane Wyman,1,Janet Gaynor,1,Jared Leto,1,Jason Bateman,1,Jason Robards,1,Javier Bardem,3,Jay Hernandez,1,Jean Arthur,2,Jean Dujardin,2,Jean Peters,1,Jean Reno,1,Jean Renoir,2,Jean-Claude Brialy,1,Jean-Luc Godard,1,Jean-Marc Vallée,1,Jean-Pierre Jeunet,2,Jean-Pierre Léaud,1,Jean-Pierre Melville,1,Jeanette MacDonald,1,Jeanne Moreau,1,Jeff Daniels,2,Jeff Goldblum,1,Jemaine Clement,1,Jennifer Connelly,1,Jennifer Garner,1,Jennifer Lawrence,1,Jennifer Tilly,1,Jenny Agutter,1,Jérémie Renier,1,Jessica Chastain,1,Jessica Tandy,1,Jim Carrey,2,Jim Jarmusch,4,Jim Sheridan,1,Jim Sturgess,1,Joachim Trier,1,Joan Bennett,1,Joan Crawford,3,João Miguel,1,Joaquin Phoenix,1,Jodie Foster,1,Joe Belcher,1,Johanna Wokalek,1,John Boorman,1,John Carney,1,John Carpenter,1,John Cassavetes,1,John Cazale,1,John Cleese,1,John Cusack,1,John Dall,1,John Ford,3,John Garfield,1,John Gavin,1,John Getz,2,John Goodman,2,John Hurt,1,John Huston,2,John Landis,1,John Schlesinger,1,John Stockwell,2,John Travolta,1,John Turturro,1,John Wells,1,Johnny Depp,6,Joko Anwar,1,Jon Krakauer,1,Jon Voight,1,Jonah Hill,1,Jonas Pate,1,Jonathan Demme,1,Jonny Brugh,1,Jordan Peele,1,Jorge Furtado,1,José Luis Garci,1,José Padilha,2,Joseph Cotten,1,Joseph Gordon-Levitt,2,Joseph L. Mankiewicz,2,Josh Brolin,1,Josh Duhamel,1,Josh Hutcherson,1,Judy Davis,1,Julianne Moore,1,Julie Taymor,1,Julien Rambaldi,1,Juliet Berto,1,Kaneto Shindô,3,Kansas City Film Critics Circle Awards,1,Kar-Wai Wong,2,Karen Black,1,Karin Viard,1,Karolina Gruszka,1,Kate Winslet,3,Katharine Hepburn,2,Katharine Ross,1,Katie Holmes,1,Katie Jarvis,1,Katrin Sass,1,Keanu Reeves,2,Keira Knightley,2,Kelly McGillis,1,Kelly Reilly,1,Kenji Mizoguchi,3,Kenneth Branagh,1,Kevin Bacon,1,Kevin Spacey,2,Kierston Wareing,1,Kim Ki-duk,1,Kim Novak,1,Kirk Douglas,3,Kon Ichikawa,1,Kristen Stewart,1,Kristen Wiig,1,Kriv Stenders,1,Krzysztof Majchrzak,1,Kutcher,1,Ladislao Vajda,1,Lana Turner,1,Lana Wachowsk,1,Larry Charles,1,Lars Eidinger,1,Laurence Fishburne,1,Laurene Landon,1,Lee Marvin,2,Leni Riefenstahl,1,Leo McCarey,1,Leonardo DiCaprio,7,Leonardo Villar,1,Leslie Nielsen,1,Lilly Wachowski,1,Lindsay Anderson,1,Lisa Cholodenko,1,Listas,58,Liv Ullmann,1,Lluís Serrat,1,Louis Feuillade,2,Louis Gossett Jr.,1,Louis Malle,1,Louise Brooks,1,Luana Anders,1,Luc Besson,3,Lucía Puenzo,1,Lucio Fulci,1,Luigi Lo Cascio,1,Luis Buñuel,4,M. Night Shyamalan,2,Madeline Kahn,1,Mads Mikkelsen,2,Magaly Solier,1,Malcolm McDowell,2,Mania Akbari,1,Mar Targarona,1,Marc Forster,1,Marc Webb,1,Marcello Mastroianni,1,Marco Bellocchio,1,Marco Dutra,2,Marcos Jorge,1,Maren Ade,1,Margaret Sullavan,1,Margarethe von Trotta,1,Margot Robbie,2,Marielle Heller,1,Marilyn Monroe,1,Mario Bava,1,Marisa Berenson,1,Mark Herman,1,Mark Mylod,1,Mark Romanek,1,Mark Ruffalo,1,Mark Rydell,1,Mark Wahlberg,1,Martin Potter,1,Martin Scorsese,10,Martina Gedeck,1,Martina Gusmán,1,Marty Feldman,1,Mary Elizabeth Mastrantonio,1,Masaki Kobayashi,1,Mathieu Amalric,2,Matt Damon,1,Matthew McConaughey,1,Matthew Modine,1,Matthew Rhys,1,Matthew Vaughn,1,Maureen O'Hara,1,Maurice Chevalier,1,Maurice Ronet,1,Maximilian Schell,1,Maya Sansa,1,Mel Brooks,2,Mel Gibson,1,Mélanie Laurent,2,Melissa George,2,Melissa McCarthy,1,Meryl Streep,4,Mia Farrow,2,Mia Goth,2,Mia Wasikowska,1,Michael Caine,1,Michael Cimino,1,Michael Curtiz,3,Michael Douglas,1,Michael Fassbender,2,Michael Moore,1,Michael Powell,1,Michael Shannon,1,Michel Blanc,1,Michel Gondry,2,Michel Hazanavicius,1,Michel Piccoli,1,Michelangelo Antonioni,1,Michelle Pfeiffer,1,Michelle Yeoh,1,Mikael Persbrandt,1,Mike Newell,1,Mikey Madison,1,Milos Forman,5,Miriam Toews,1,Mistério,46,Monica Bellucci,1,Monte Hellman,1,Morgan Freeman,2,Moritz Bleibtreu,1,Mubi,15,Musical,21,Myrna Loy,1,Nagisa Ôshima,1,Nanni Moretti,1,Naomi Watts,1,Natalie Portman,3,Neil Patrick Harris,1,Nelson Pereira dos Santos,1,Netflix,23,Nicholas Ray,1,Nicolas Boukhrief,1,Nicolas Cage,2,Nicolas Winding Refn,1,Nicole Kassell,1,Nicole Kidman,2,Nicoletta Braschi,1,Noah Baumbach,2,Norma Shearer,1,Norman Jewison,1,Nouvelle Vague,2,Nuri Bilge Ceylan,1,Octavia Spencer,1,Oldflix,21,Olivia de Havilland,1,Olivia Wilde,1,Olivia Williams,1,Olivier Assayas,1,Orson Welles,6,Os Simpsons,1,Oscar,12,Oscar Isaac,1,Pablo Trapero,1,Paolo Bonacelli,1,Patricia Arquette,2,Patrick Horgan,1,Patrick Hughes,1,Patrick Magee,1,Patrick Wilson,1,Patxi Amezcua,1,Paul Leni,1,Paul McGuigan,1,Paul Rudd,1,Paul Thomas Anderson,2,Paula Prentiss,1,Pedro Almodóvar,1,Penélope Cruz,2,Perry King,1,Peter Falk,1,Peter Finch,2,Peter Hedges,1,Peter Jackson,3,Peter Weir,2,Peyton Reed,1,Philippe Haïm,1,Pier Paolo Pasolini,1,Pierce Brosnan,1,Pierre Arditi,1,Plex,27,Premiações,31,Preston Sturges,1,Quentin Tarantino,12,Rachel Weisz,1,Radu Mihaileanu,1,Ralph Fiennes,4,Ralph Meeker,1,Raoul Walsh,1,Rebecca Hall,1,Rémy Girard,1,Renate Reinsve,1,Rian Johnson,1,Ricardo Darín,2,Richard Attenborough,1,Richard Gere,1,Richard Harris,1,Richard Jenkins,1,Richard Kelly,1,Richard Linklater,2,Richard Widmark,1,Ridley Scott,3,Rita Hayworth,1,River Phoenix,1,Roar Uthaug,1,Rob Marshall,1,Rob McKittrick,1,Rob Reiner,2,Robert Aldrich,22,Robert De Niro,3,Robert Downey Jr.,2,Robert Duvall,1,Robert Flaherty,2,Robert Mitchum,2,Robert Wagner,1,Robert Wiene,2,Robert Z. Leonard,1,Robert Zemeckis,3,Roberto Benigni,2,Rock Hudson,2,Rod Taylor,1,Roger Vadim,1,Roland Emmerich,1,Romain Duris,1,Roman Griffin Davis,1,Roman Polanski,5,Romance,73,Rooney Mara,1,Rosalind Russell,1,Rosamund Pike,1,Rose Byrne,1,Russell Crowe,1,Ryan Gosling,2,Ryan O'Neal,1,Ryan Reynolds,2,Sabine Azéma,1,Sacha Pitoëff,1,SAG Awards,2,Sally Hawkins,1,Sam Mendes,3,Sam Peckinpah,1,Sam Raimi,1,Sam Rockwell,1,Sam Worthington,1,Samuel L. Jackson,3,Saoirse Ronan,1,Satyajit Ray,1,Saul Dibb,1,Scandar Copti,1,Scarlett Johansson,3,Scott Baio,1,Sean Baker,1,Sean Connery,1,Sean Penn,2,Seann William Scott,1,Semih Kaplanoglu,1,Sergei Eisenstein,3,Sergio Leone,3,Seth Gordon,1,Shelley Duvall,1,Shirley MacLaine,1,Sidney Lumet,3,Sienna Miller,1,Sigourney Weaver,1,Silva Koscina,1,Simone Simon,1,Spencer Tracy,2,Spike Jonze,1,Spirit Awards,1,Stanley Kubrick,17,Stellan Skarsgård,1,Stephen Frears,1,Steve Buscemi,1,Steve Martin,1,Steve McQueen,1,Steven Spielberg,3,Streaming,161,Susannah York,1,Susanne Bier,2,Susi Sánchez,1,Suspense,99,Suzy Kendall,1,Sydney Pollack,1,Sylvain Chomet,1,Taika Waititi,3,Takeshi Kitano,1,Taylor Lautner,1,Téa Leoni,1,Telly Savalas,1,Teresa Wright,1,Terror,48,Terry Gilliam,3,Terry Jones,1,Thomas Bo Larsen,1,Thomas Vinterberg,1,Thora Birch,1,Tilda Swinton,1,Tim Burton,6,Timothy Bottoms,1,Tobey Maguire,1,Tod Browning,1,Todd Phillips,2,Tom Conway,2,Tom Hanks,1,Tom Hardy,1,Tom Hiddleston,2,Tom Hooper,2,Tom Skerritt,1,Tom Tykwer,1,Tommy Lee Jones,1,Tony Leung Chiu-wai,1,Tony Musante,1,Trevor Howard,1,Trine Dyrholm,1,Uli Edel,1,Uma Thurman,1,Vadim Perelman,1,Vahina Giocante,1,Vencedores,16,Vera Farmiga,2,Vera-Ellen,1,Veronica Cartwright,1,Vicenç Altaió,1,Vicki Frederick,1,Victor Erice,1,Victor Fleming,3,Victor Moore,1,Victor Sjöström,1,Vídeos,7,Viggo Mortensen,1,Vincent Cassel,2,Vincente Minnelli,1,Vittorio de Sica,2,Vivien Leigh,1,Vivien Merchant,1,WAFCA,3,Wagner Moura,2,Walter Pidgeon,2,Walter Salles,1,Warner Baxter,1,Wash Westmoreland,1,Wendell Corey,1,Werner Herzog,3,Wes Anderson,2,Wil Wheaton,1,William A. Wellman,2,William Campbell,1,William Friedkin,2,William Powell,2,William Wyler,1,Wim Wenders,1,Winona Ryder,1,Wolfgang Becker,1,Woody Allen,12,Woody Harrelson,1,Yann Tiersen,1,Yasujirô Ozu,5,Yves Montand,1,Zack Snyder,1,Ziyi Zhang,1,Zoe Saldaña,1,Zooey Deschanel,1,
ltr
item
O Mundo dos Cinéfilos: O Samurai (1967)
O Samurai (1967)
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEijICcwA-FWYGzGQrGzhqYBx5B6PdTRjG9DOdKJkrEpgKHuGP-fFKfMwZiuiJH4h8jQWA25rt1lMyYxyJ_L3n1Y7rMkey0XsTCMT_GNNjEBso3qFrlGj3uCP1VFcNLgHN_9kdc30Gt8p2W8/s16000/10.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEijICcwA-FWYGzGQrGzhqYBx5B6PdTRjG9DOdKJkrEpgKHuGP-fFKfMwZiuiJH4h8jQWA25rt1lMyYxyJ_L3n1Y7rMkey0XsTCMT_GNNjEBso3qFrlGj3uCP1VFcNLgHN_9kdc30Gt8p2W8/s72-c/10.jpg
O Mundo dos Cinéfilos
https://omundodoscinefilos.blogspot.com/2013/11/o-samurai-1967.html
https://omundodoscinefilos.blogspot.com/
https://omundodoscinefilos.blogspot.com/
https://omundodoscinefilos.blogspot.com/2013/11/o-samurai-1967.html
true
8259963456626836877
UTF-8
Todos os posts carregados Não foram encontradas publicações VER TUDO Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ MARCADORES ARQUIVO BUSCAR TODAS OS POSTS Não foram encontradas publicações correspondentes. Página Inicial Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás Há 1 hora $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás há mais de 5 semanas Seguidores Seguir THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Índice