Page Nav

HIDE

Recentes

latest

O Que Fazemos nas Sombras (2014)

What We Do in the Shadows "O Que Fazemos nas Sombras" ( 2014 ) é o "Mockumentary" de vampiros escrito, dirigido e e...

What We Do in the Shadows

"O Que Fazemos nas Sombras" (2014) é o "Mockumentary" de vampiros escrito, dirigido e estrelado pela dupla Taika Waititi e Jemaine Clement. Sem o estilo narrativo tradicional do gênero, o filme acompanha um grupo de vampiros através de suas vidas modernas e mundanas na Nova Zelândia. Em vez de um terror gótico ou de um romance juvenil para adolescentes temperamentais, esta é de paródia canastrona da antiga mitologia dos seres vampíricos e como eles seriam caso fossem transportados para os tempos modernos.

Conteúdo com estilo.

Não se trata de um filme autoral, embora o estilo singular do diretor seja usado a seu favor. O filme busca, sobretudo, fazer rir, e o faz com muito hesito. A opção por um estilo mais simples parece bastante acertada, não se deixando distrair em complexidades desnecessárias, favorecendo que assim se mantenha em primeiro plano o que interessa: a loucura dos mortos-vivos desvairados por todo canto.

Breve e direto ao ponto.

O filme não é uma daquelas comédias que se arrastam para sempre com piadas que desgastam antes mesmo de serem contadas. Nada disso: o humor vêm a mil por hora e quando menos se vê nos cravam o pescoço. As piadas são espirituosas e nunca se arrastam ou se estendem por muito tempo, o que particularmente considero um grande acerto, que não poderia ser mais apropriado à proposta do filme. Não há aqui, a título de comparação, aquela improvisação cômica do estilo Apatow, em que há quatro versões diferentes da mesma piada enquanto a narrativa se estende por sabe-se lá quantas horas. O filme cumpre o que quer: menos de 1 hora e 30 minutos de gargalhadas que passam voando.

Um futuro cult

"O Que Fazemos nas Sombras" tem sido criminosamente negligenciado e subestimado até agora. É um filme de orçamento muito pequeno que provavelmente apenas os cinéfilos mais hardcore vieram a conhecer. O que é uma tragédia. Na minha opinião, ele poderia muito bem permanecer no panteão dos filmes clássicos que sobrevivem ao tempo. Está, sem dúvidas, entre as comédias mais engraçadas da década. O que considero ruim é que é difícil falar sobre este filme sem estragar algumas alguns de seus momentos mais hilários, então vou deixar por isso mesmo.

Nenhum comentário