sábado, 2 de outubro de 2010

10 filmes dos anos 20

Essa lista é uma opinião extremamente pessoal. Não tem como objetivo ser um retrato da realidade, mas sim expressar a minha humilde opinião. Certamente você discordará dela, desse modo, fica o espaço para você criar seu próprio Top 10 Anos 30 nos comentários.


1. Metropolis (Obra-prima do expressionismo alemão, Metropolis é uma das obras mais influentes da história do cinema. Efeitos Visuais revolucionários, trama inovadora e a tão famigerada Maria pontuam essa que uma das primeiras e mais importantes ficções científicas. Filme de Fritz Lang, obrigatório para qualquer um.)


2. Um Cão Andaluz (Primeiro filme de Luis Buñuel vem de uma parceria com o artista plástico Salvador Dalí. Com suas cenas completamente abstratas, o filme segue a lógica de um sonho. O ápice do surrealismo no cinema.)


3. Aurora (Após deixar a Alemanha, F.W. Murnau foi aos Estados Unidos dirigir esse drama rural sobre um triângulo amoroso no qual uma mulher da cidade convence um pobre camponês a matar sua esposa. Embora poucos saibam e menos reconheçam, esse foi o primeiro filme a vencer o Oscar de Melhor Filme (Asas levou Melhor Filme - Produção enquanto Aurora levou Melhor Filme - Produção Única e Artística).


4. O Gabinete do Dr. Caligari (Filme inaugural do Expressionismo Alemão, dirigido por Robert Wiene, é uma das obras mais influentes do cinema, visto que as técnicas nele utilizadas vieram a ser repetidas e referenciadas em centenas de outras produções)


5. O Encouraçado Potemkin (A obra-prima do Cinema Revolucionário Soviético, revolucionou o cinema com suas técnicas de montagem criadas pelo mestre Sergei Eisenstein. Sua cena mais célebre na escadaria de Odessa viria a ser referenciada em Os Intocáveis.)


6. O Martírio de Joana d'Arc (Uma das melhores atuações femininas de todos os tempos da parte de Renée Falconetti é o ponto forte dessa obra de Carl Th. Dreyer sobre o julgamento e a morte de Joana d'Arc)


7. Nanook, O Esquimó (Primeiro documentário da história do cinema, nesse filme, Robert Flaherty vai até o polo norte acompanhar a vida de uma família de esquimós. O jovem Nanook viria a morrer poucos anos após a produção do filme de inanição.)


8. A Caixa de Pandora (Uma complexa rede de intrigas na Alemanha entre-guerras é o foco dessa obra de Georg Wilhelm Pabst, estrelada pela belíssima Louise Brooks)


9. Napoleão (Épico revolucionário de Abel Gance, conta em quase 4 horas a vida de Napoleão Bonaparte até a Invasão da Itália. Seria parte de uma série de filmes que não foi concluída. Albert Diudonné, interprete de Napoleão nesse e em outros filmes se tornou um especialista no personagem, dando diversas palestras sobre sua vida. Encerrou sua vida num manicômio. Pensando que era Napoleão (você já deve ter visto essa história em algum lugar...).)


10. Dr. Mabuse (Suspense criminal sobre um homem com poderes psíquicos, se tornou um ícone do cinema mudo e alavancou Rudolf Klein-Rogge ao estrelato na época. Rendeu outras duas continuações.)

2 comentários:

Dan disse...

Oi Jorge,

Grande lista gosto de todos.

Abraços

pseudo-autor disse...

Quero muito ver A Caixa de Pandora, mas é difícil de achar! Meu preferido dessa lista é O Gabinete do Dr. Caligari.

Cultura na web:
http://culturaexmachina.blogspot.com