sábado, 24 de julho de 2010

Os melhores dos anos 90, pela comunidade do orkut

Foi aberto um tópico em nossa comunidade no orkut com o objetivo de eleger os melhores filmes dos anos 90, nos mesmos moldes usados para a lista dos anos 2000. Caso você queira participar das próximas listas, basta entrar em nossa comunidade e responder os tópicos referentes à Top 10 clicando no link "orkut" logo abaixo do banner. A lista final é a seguinte:


1. Pulp Fiction de Quentin Tarantino (Ícone da cultura pop, vencedor da Palma de Ouro, Pulp Fiction consagrou Tarantino no hall dos grandes diretor. Tão influente que conseguiu fazer a surf music voltar ás paradas de sucessos. Três histórias contadas contadas em sequência , todas marcadas com uma direção presente, montagem dinâmica, atuações brilhantes e um roteiro baseado em diálogos afiados fazem de Pulp Fiction uma obra-prima do cinema moderno)


2. O Silêncio dos Inocentes de Jonathan Demme (Dando sequência à saga do psicopata Hannibal Lecter, iniciada cinco anos antes no pouco conhecido Dragão Vermelho (também conhecido como Caçador de Assassinos) de Michael Mann, tira Brian Cox do papel principal para por no lugar Anthony Hopkins, que faz uma das melhores interpretações da história como esse assassino, frio e calculista. Destaque também para a Jodie Foster, que venceu o segundo Oscar de Melhor Atriz por esse filme)


3. Central do Brasil de Walter Salles (Fernanda Montenegro brilha à parte nesse tocante road-movie, atravessando metade do país para levar um jovem Vinícius de Oliveira para sua família, no nordeste. Destaque também para a trilha sonora que incorpora bem o clima geral da obra)


4. Forrest Gump de Robert Zemeckis (Zemeckis sempre foi um diretor inovador no ramo dos efeitos visuais. Começou com De Volta Para o Futuro, depois fez o Uma Cilada Para Roger Rabbit até chegar nesse Forrest Gump, onde usa CGI para realizar encontros do personagem de Tom Hanks com figuras históricas americanas)


5. Um Sonho de Liberdade (Provavelmente a melhor adaptação de um livro de Stephen King, Um Sonho de Liberdade usa as atuações de Tim Robbins e Morgan Freeman, ambos em ótima forma, para contar a história de um prisioneiro, do qual não temos certeza se é culpado ou inocente, tentando fugir da prisão)


6. Os Bons Companheiros de Martin Scorsese (embora Martin Scorsese seja um diretor extremamente eclético, ele acabou ficando mais conhecido pelos seus filmes de máfia, e o melhor desses, certamente, é Os Bons Companheiros. Retrata o a vida de Henry Hill e seu envolvimento com a máfia. Um filme que se destaca pela montagem ágil e pelas atuações excelentes, principalmente a de Joe Pesci, que recebeu seu Oscar como coadjuvante por esse filme)


7. A Lista de Schindler de Steven Spielberg (Uma abordagem bem fria do holocausto, comparável à feita pelo documentário Shoah, com uma trilha sonora magnífica de John Williams, é um filme pertubador pela sua frieza e pelo realismo)


8. Los Angeles - Cidade Proibida de Curtis Hanson (O gênero noir nasceu com Relíquia Macabra, de John Huston em 1941 e morreu com A Marca da Maldade, de Orson Welles em 1958, mas mesmo após a sua morte, deu alguns suspiros, como em Chinatown, de Roman Polanski e nesse brilhante Los Angeles - Cidade Proibida, reunindo intrigas, policiais, Femme Fatales na Los Angeles dos anos 60. Uma obra extremamente nostálgica)


9. Beleza Americana de Sam Mendes (primeiro filme do diretor Sam Mendes que já lhe rendeu um Oscar de Melhor Diretor, conta a história de um homem em crise de meia-idade que tem que lidar com uma série de conflitos dentro de sua própria casa. Mais do que um filme, Beleza Americana é um manifesto contra a hipocrisia da classe média americana que se esconde sob uma máscara de família modelo. Uma obra-prima com fotografia e trilha sonora magníficas)

10. Trainspotting de Danny Boyle (primeiro trabalho de Danny Boyle, vencedor do Oscar de Melhor Diretor por Quem Quer Ser um Milionário, é considerado por muitos, inclusive por mim, como seu melhor filme, melhor até do que o Quem Quer(...). Baseado no livro de Irvine Welsh e passado na Escócia, segue os passos de um grupo de jovens que se entregam ao vício da heroína. Com cenas surreais, situações bizarras, diálogos memoráveis, montagem ágil e direção presente, Trainspotting se tornou um ícone de toda uma geração e ajudou a alavancar a carreira de Ewan McGregor para o estrelato)


Top 30:

11 - Cães de Aluguel
12 - O Sexto Sentido
13 - Clube da Luta
14 - Fargo
15 - O Resgate do Soldado Ryan
16 - Coração Valente
17 - O Rei Leão
18 - Quero Ser John Malkovich
19 - Perfume de Mulher
20 - Os Imperdoáveis
21 - O Show de Truman
22 - Lanternas Vermelhas
23 - A Espera de um Milagre
24 - Esqueceram de Mim
25 - Melhor É Impossível
26 - Antes do Amanhecer
27 - Edward Mãos de Tesoura
28 - Magnólia
29 - O Grande Lebowski
30 - O Profissional

Menções Honrosas:

Os Suspeitos
Toy Story
As Pontes de Madison


E então? Gostou da lista? Odiou? Faltou algum filme? Não se esqueça de deixar seu comentário.

6 comentários:

Anônimo disse...

Ficou excelente a lista. Só ficaria um pouco melhor se tivesse 'Tudo Sobre Minha Mãe' de Almodovar.

Obs.: O primeiro trabalho de Danny Boyle foi 'Cova Rasa'.

Cristiano Contreiras disse...

Otima lista, incluiria alguns de Almodovar - Tudo sobre minha mãe e Carne Tremula....

Mas, tua lista, de fato, selecionou plenamente filmes representativos!

Otimo blog, parabéns, te sigo e linkei ao meu!

rattleheadbrasil disse...

Ainda está precisando de colunistas?
Eu sou voluntário, tenho um blog sobre rock e Heavy Metal, poderiamos inclusive trocar links..

O que acha?

Saulo S. disse...

Gostei da lista sim, realmente faltou Almodovar, principalmente "Tudo sobre minha mãe" que considero um dos melhores filmes ja feito!

Abraço
www.volverumfilme.blogspot.com

Reinaldo Glioche disse...

Olha, tenho algumas discordâncias dessa lista, mas não há como pontuar que se trata de uma relação pautada pela excelência cinematográfica. Algo que o Top 30 só ratifica.

Abs

Anônimo disse...

po e the godfather part III nem no top 30??????