domingo, 14 de novembro de 2010

Donnie Brasco


O Poderoso Chefão, Scarface, Os Bons Companheiros, Os Infiltrados. Todos grandes filmes a abordarem a máfia americana. Embora cada um tenha um estilo próprio de fazê-lo, todos levam ao mesmo ponto: a cúpula da máfia. De um modo geral, em todo filme temos o nosso poderoso chefão, seja ele o Vito Corleone, o Micheal Corleone, o Tony Montana ou o Frank Costello. Desse modo, o maior destaque de Donnie Brasco é o fato de o filme não abordar a nata da máfia nova iorquina, e sim uma subdivisão da mesma. Um ramo onde também temos os chefões, embora eles não sejam lá muito poderosos.

A trama segue os passos do agente federal Joseph D. Pistone (Johnny Depp) que recebe a missão de se infiltrar num segmento da máfia nova iorquina sob o pseudônimo de Donnie Brasco. Ele consegue ingressar no ramo após conhecer Benjamin Ruggiero (Al Pacino), vulgo Lefty, que logo se torna um grande amigo. Os dois personagens principais são bastante complexos, e as atuações sempre excelentes de Depp e Pacino ajudam a realçar essa complexidade.

Pistone é casado e tem três filhas, porém seu casamento vai de mal a pior. A situação complica ainda mais quando ele começa a se dedicar inteiramente à sua missão, tornando-se um marido e pai ausente. Em paralelo aos problemas familiares, temos sua convicência com a máfia que o vai consumindo cada vez mais e mais, chegando a um ponto em que se começa a questionar sua identidade de agente ou mafioso.

Lefty é um mafioso atípico dos filmes. Ele tem toda a pinta de chefe, gosta de comandar, mas tem plena e total consciência de que é um subordinado, como todos os outros. Não que ele seja feliz com sua condição. Quando o chefe morre, ele se anima para assumir o posto, mas o perde para Sonny Black (Michael Madsen). A partir de então, ele começa a se apegar mais a Pistone.

A direção de Mike Newell, de Quatro Casamentos e um Funeral e Harry Potter e o Cálice de Fogo, é discreta, mas presente. Ela prefere se manter a parte, dando mais ênfase ao roteiro e não tentando se sobrepor à história.

O filme opta por deixar de lado as ações da máfia para jogar um olhar mais humano sobre tudo, abordando principalmente a relação fraternal entre Lefty e Pistone/Brasco, o que torna o filme algo no mínimo interessante de se ver.

7 comentários:

pseudo-autor disse...

Estou procurando esse pra rever. É maravilhoso! O que já era de se esperar do dupla Pacino/Depp.

Cultura na web:
http://culturaexmachina.blogspot.com

Hugo disse...

É um tipo de filme com os pés no chão sobre mafiosos, mostrando realmente como vive a maioria dos envolvidos nestes grupos, longe do glamour e dos milhões dos chefões.

Além disso, Pacino e Depp é garantia de boas interpretações.

Abraço

Anônimo disse...

You need to taκе part in a conteѕt fοr one of the most useful sites on thе internet.
ӏ most certainly will recommend this site!
Also visit my site ; [url=http://www.allplan-usa.com]laser hair removal nyc

Anônimo disse...

Youг method of dеscribing all in this post is really fastіdious, eveгy one be
сapable of without difficulty undеrѕtаnd it, Thаnkѕ a
lot.
Here is my web-site ; v2 cigs review

Anônimo disse...

I love whаt you guys arе uр too. This type of clever
woгk аnd exposure! Keep up the wondeгful ωorks guys I've added you guys to our blogroll.

Review my site - www.ucm.es

Anônimo disse...

hеllo!,I rеallу like your wrіting
so so much! percentаgе we kеep up a corrеspondеnce mοre аρproхimately yοur
post on AOL? I nеed an еxpert
in this hοuse tо solve my pгoblеm.
Maybе that is you! Takіng а look forwarԁ
to peer you.

Take а lοok at my wеblοg Camelotbooks.Com

Anônimo disse...

I like іt when ρeοple get togеther and
sharе vіewѕ. Great wеbsitе, ѕtick with it!



My webрage; linked webpage