segunda-feira, 19 de julho de 2010

Os 5 filmes mais longos da história do cinema

Caro leitor, se você espera encontrar nessa lista filmes como Ben-Hur e E o vento levou, está muito enganado. As quase 4 horas de E o vento levou, por exemplo, estão longe de qualquer filme dessa lista, todos com mais de 9 horas de duração. Isso porque considerei apenas filmes comerciais, deixando de fora títulos como “Cinématon”, filme experimental que tem 152 horas de duração (mais de seis dias, sem interrupção). Essa obra foi feita pelo francês Gérard Courant, que levou mais de 30 anos para concluí-la. Voltando a essa lista, prepare muita pipoca, pois você vai levar muito tempo para assistir esses filmes.



Evolução de uma Família Filipina (2004). Duração: 593 minutos (9 horas e 53 minutos). Dirigido pelo filipino Lav Diaz, que têm outros filmes com mais de 9 horas de duração, esse filme mostra os problemas de uma família de agricultores pobres, na época em que o país teve Ferdinando Marcos como presidente. Essa obra foi exibida em Junho na mostra ”Descobrindo o Cinema Filipino”, em São Paulo.


Como Yukong Moveu as Montanhas (1976 ). Duração: 763 minutos (12 horas e 43 minutos). Produzido pelos holandeses Joris Ivens e Marceline Loridan Ivens, o filme mostra a vida das pessoas comuns no fim da revolução cultural chinesa, liderada por Mao Tsé-tung. A obra foi feita a partir de um convite feito pelo primeiro-ministro chinês Zhou En-Lai.


Out 1 - Não me Toque (1971). Duração: 773 minutos (12 horas e 53 minutos). Dirigido pelo francês Jacques Rivette, e tendo no elenco nomes como Jean-Pierre Léaud e Michel Lonsdal, fala sobre dois grupos de teatro franceses após a greve geral de 68. O filme foi reeditado mais tarde para uma versão bem mais curta, com “apenas” 4 horas, chamada “Out 1: O Espectro”.


Resan – A Jornada (1987). Duração: 873 minutos (14 horas e 33 minutos). Documentário dirigido pelo inglês Peter Watkins, gravado entre 1983 e 1985 em diversos países, como União Soviética, Japão, Suécia, México, Nova Zelândia e Moçambique. O filme é basicamente uma série de entrevistas realizadas com pessoas comuns, abordando temas como armas nucleares, gastos militares, meios de comunicação e pobreza.


Berlin Alexanderplatz (1980). Duração: 931 minutos (15 horas e 31 minutos). Enfim chegamos ao filme comercial mais longo de todos os tempos. Dirigido por Rainer Werner Fassbinder, e tendo no elenco atores como Barbara Sukowa e Hanna Schygulla, esse filme é uma adaptação do romance do escritor expressionista alemão Alfred Bruno Döblin. O filme mostra a Alemanha da década de 20, no olhar de um ex-presidiário que acaba de ganhar a liberdade. Sem conseguir emprego, ele vaga bêbado pela cidade de Berlin. Essa obra chegou a ser exibida nos EUA, com intervalo e 2 horas. Mais tarde, foi dividido em 14 partes para a TV.