quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Top Gêneros: Introdução



         
         Começarei hoje, no Mundo dos Cinéfilos, um especial no qual pretendo fazer listagens, tendo por temática os variados gêneros que um filme pode assumir, quais sejam: ação, aventura, animação, biografia, comédia, crime, documentário, drama, família/crianças, fantasia, história, terror (horror), musical, mistério, romance, ficção científica (sci-fi), curta-metragem, suspense/thriller, guerra e western. Com essa divisão, no total, haverá vinte listagens, cada qual contemplando 20 filmes. Tal divisão em vinte gêneros é baseada na classificação do site Criticker, e creio ser bastante prestativa para o propósito desse especial.

           Segui meu critério adotado para a montagem dos tops, para as posições ocupadas por cada qual e para todas as listagens em geral; que é simplesmente o meu gosto. Bastar ter em mente que não pretendo criar algo que seja tão significante, apenas que esteja de acordo com minhas preferências torpes e excêntricas; é óbvio que não se trata de uma classificação que pretende ser a melhor do mundo como as péssimas e pretensiosas listas da Afi, por exemplo, mas apenas a listagem de um completo idiota com gosto duvidoso; assim, as escolhas dos filmes são de minha inteira opinião meramente, já antevendo que não agradará (e nem pretende) a imensa maioria.

          E haverá, mesmo, filmes sem qualquer prestígio que estarão bem melhor qualificados que os filmes categoricamente tidos como obras-primas, aqueles que somos obrigados a gostar sob pena de sermos condenados e julgados como hereges e seres de mau gosto. Busquei esquecer popularidade, premiação, cultos, tudo que se entrelaça em tais escolhas, sendo o mais sincero , sem nunca me trair.

       Quanto à determinação do gênero de um filme, eis aí uma questão de grande complexidade, dada as grandes inexatidões tidas ao se crucificar um filme na qualidade disso ou daquilo. Muitas vezes extremos se confundem; e o que é um filme choroso de drama pra um, pode ser uma impiedosa comedia de se gargalhar.


          Evidentemente, muitas dessas classificações são adotadas quando tomado um ponto de vista subjetivo e específico para se ver um filme, e buscando melhor descrevê-lo, diz-se que não é apenas de tal gênero, mas de vários ao mesmo tempo. Embora possa predominar um gênero sob os demais, ainda assim nada impede que um filme, em seu transcorrer, esbanje um leque de características que o impelem facilmente pra muito além de um ou outro arquétipo fílmico. Em minha lista, optei por usar cada filme apenas umas vezes. Por exemplo: que seja um filme de ação e suspense, se colocá-lo antes como ação, na próxima lista, ficaria velada sua participação, mesmo que fosse merecida de acordo com meu gosto. Sem mais delongas, aproximemos a lente#  um pouco mais...

***

Um comentário:

Marcelo Castro Moraes disse...

Uma vez participei de um curso aqui pelo Cena um sobre gêneros, ministrado pela Ana Maria Baihana. muito bom.