Page Nav

HIDE

Recentes

latest

Top 10 - Melhores Filmes de Cachorros

“ Todo o conhecimento, a totalidade de perguntas e respostas se encontram no cachorro. ” (Franz Kafka) Há muito tempo que os cães tê...




Todo o conhecimento, a totalidade de perguntas e respostas se encontram no cachorro.” (Franz Kafka)
Há muito tempo que os cães têm sido foco dos olhos e garras humanos. Desde há Grécia Antiga, havia filósofos que se preocuparam em estudar o comportamento canino, pois enxergavam nele uma espécie de virtude, de cujo aprendizado o próprio homem ainda carecia:
Este animal é capaz de realizar as suas funções corporais naturais em público sem constrangimento, comerá qualquer coisa, e não fará estardalhaço sobre em que lugar dormir. Os cães, como qualquer animal, vivem o presente sem ansiedade e não possuem as pretensões da filosofia abstrata. Somando-se ainda a estas virtudes, estes animais aprendem instintivamente quem é amigo e quem é inimigo. Diferentemente dos humanos, que enganam e são enganados uns pelos outros, os cães reagem com honestidade frente à verdade.”,  tal era o pensamento do excêntrico Diógenes. Compartilhando ou não de sua opinião, é inegável que temos muito o que aprender com os sábios cães.
Assim sendo, preparei uma lista pessoal, daqueles filmes de cães que costumam comover-nos tanto!
Eles são, em sua maioria, filmes bastante conhecidos, razão pela qual não preparei nenhuma descrição; que são facilmente encontráveis por aí... e a intenção, afinal, era apenas lista-los, como informação e recomendação para os leitores que se interessam pela temática.

Apenas alguns avisos devem ser feitos: quanto aos filme “Eu sou a Lenda”, é evidente que a história não é especificamente sobre o cachorro, mas dentro do universo fílmico o cachorro fiel torna-se uma figura essencial no companheirismo de “Will Smith”, no isolamento de um mundo pós-apocalíptico; diria até, torna-se seu maior laço, seu único convívio social, sem o qual talvez tivesse enlouquecesse; por isso, essa tamanha importância, quis colocá-lo na lista.
Quanto ao filme Umberto D (talvez um dos menos populares dentre os filmes deste Top), também não se trata da típica história do cão, mas, antes, da possibilidade um laço de amizade verdadeira, numa sociedade cruel e sem coração, na qual o pequenino cãozinho Flit é, sem sombra de dúvidas, o personagem mais humano. Dentre todos listados, é meu filme favorito; apenas não está liderando a lista pelo fato de não ser especificamente sobre o tema proposto, mas, desde já, deixo essa extraordinária dica de um belo filme, que deveria ser muito mais assistido.

É sempre bom repetir, pros desajuizados, que esta lista é estritamente pessoal, e que eu não estou reivindicando que minha mera opinião seja a verdade. É o meu gosto, simplesmente. Mas nós, como sempre, queremos saber sua opinião. Sinta-se à vontade para citar seus favoritos ou montar seu próprio “top dogs” nos comentários.


***

1O - Como Cães e Gatos (Cats & Dogs, 2001)

***

9 - Benji - Um Cão Desafia a Selva (Benji the Hunted, 1987)

***

8 - Beethoven, O Magnífico (Beethoven, 1992)

***

7 - Eu Sou a Lenda (I Am Legend, 2007)

***

6 - Lassie (Lassie, 2005) -
[Considere-se aqui também a versão original, de 1994]
***

5 - 101 Dálmatas (One Hundred and One Dalmatians, 1961)

***

4 - Resgate Abaixo de Zero (Eight Below, 2006)

***

3 - Marley e Eu (Marley & Me, 2008)

***

2 - Umberto D. (Umberto D., 1952)

***

1 - Sempre ao Seu Lado (Hachi: A Dog's Tale, 2009)

***


Nenhum comentário