quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

As 10 melhores atuações masculinas da década de 2000

Listo aqui aquelas que considero terem sido as 10 melhores atuações masculinas da última década (2000 – 2009). A lista tem seis atuações que venceram o Oscar, outras três que foram indicadas e uma que não foi indicada. Confira:

10 – Ian McKellen por O Senhor dos Anéis: A Sociedade do anel. Ninguém interpretaria tão bem o Mago Gandalf. Parece que o personagem da obra de JRR Tolkien saiu dos livros e entrou nas telas, com essa interpretação perfeita de Sir Ian McKellen.


09 – Javier Bardem por Onde os Fracos não têm vez. Atuação de arrepiar com esse vilão perturbador. Barden é o grande destaque dessa obra dos irmãos Coen.


08 – Heath Ledger por Batman: O Cavaleiro das Trevas. Curiosamente quando vi pela primeira vez não achei nada demais na (então badalada) atuação de Heath Ledger nesse filme. Assistindo pela segunda vez mudei de idéia, e percebi o quão intensa e psicótica foi essa atuação.


07 – Sean Penn por Sobre Meninos e Lobos. Nesse que considero ser o melhor filme de Clint Eastwood Sean Penn dou um show de interpretação alternando sofrimento e vingança.


06 – Frank Langella por Frost/Nixon. Em um filme que tinha o foco principal em uma entrevista, era fundamental que os atores fossem bem. E Frank Langella não foi apenas bem, teve uma atuação tão boa que me fez acreditar que ele realmente era o presidente Nixon.


05 – Johnny Depp por O Libertino. Acho estranho que essa brilhante atuação tenha sido pouco comentada e que não tenha sido premiada. Interpretando o conde de Rochester, que escandalizou a Inglaterra no século XVII, Johnny Depp teve uma das melhores atuações de sua carreira, com destaque para o prólogo e o epílogo do filme.


04 - Daniel Day-Lewis por Sangue Negro. Muito se falou desse filme na época do seu lançamento. Mas a verdade é que o filme chama-se Daniel Day-Lewis. O ator que tem várias grandes atuações teve aqui a melhor de sua carreira, com esse forte personagem.


03 – Forest Whitaker por O Último Rei da Escócia. Whitaker incorporou o militar Idi Amin, que comandou a ditadura em Uganda entre 1970 e 1979. Um personagem que marca tanto pelo humor quanto pela crueldade.


02 - Cristopher Waltz por Bastardos inglórios. Waltz interpretou um coronel cruel, mas ao mesmo tempo engraçado, espirituoso e sarcástico. Perfeito em vários idiomas. Roubou a cena nos diálogos, e se tornou um dos grandes vilões da história.


01 - Johnny Depp por Piratas do caribe: A maldição do Perola Negra. Nunca ri tanto com um personagem quanto ri com o capitão Jack Sparrow. Depp mostrou que é possível ser excelente fazendo rir (muitas premiações consideram apenas atuações dramáticas como dignas de prêmios). Com essa monstruosa atuação Johnny Depp fica com o primeiro lugar de melhor atuação masculina da década.

3 comentários:

Gabriel Lima disse...

Não concordo muito com a lista (ou com a ordem), mas nenhuma lista agrada a todos, não é?
Você colocou as suas opiniões e gostos pessoais e isso foi bastante válido.
Bom post.

Rafael W. disse...

Sean Penn, Johnny Depp (meu favorito!), Christoph Waltz, Heath Ledger.. Nossa, essa tá dificil, hein!

Lauci Lemes disse...

Trocaria a Atuação de Saen Penn, em Sobre Meninos e Lobos, por I'm Sam. E Depp em Libertino, por Geoffrey Rush em Quills e fica pau a pau Forest W.com Denzel W. em Dia de Treinamento. De resto ta igual, muito bom!