sábado, 20 de novembro de 2010

Top 10: Tim Burton

Entre os diretores que apareceram nos últimos 25 anos, um dos que conseguiu mais admiradores foi Tim Burton. Fã de filmes de terror, Tim Burton tem como característica principal os filmes sombrios, porem com belas histórias. Sempre com excelente visual, suas obras marcaram o cinema recente. Sou um fã Tim Burton, e compartilho aqui com vocês aqueles que considero serem seus 10 melhores filmes. Vamos a eles:


10 A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005). Refilmagem de um clássico de 1971, esse filme traz um Willy Wonca mais perturbado por problemas familiares e mais sarcástico. O visual colorido ganhou um toque especial nas mãos de Tim Burton. Acredito que sou um dos poucos que considera esse bem melhor que o original, tanto no visual como no roteiro menos infantil, e principalmente nas músicas muito mais divertidas. Destaque para as referências a “2001 uma odisséia no espaço” e “psicose” após a cena do tele transporte.


9 Alice no País das Maravilhas (2010). Essa nova versão da história de Lewis Carrol se tornou a sexta maior bilheteria da historia do cinema, com mais de 1 Bilhão de dólares arrecadados. O filme não mostrou novamente a pequena Alice, como uma simples refilmagem, e sim deu continuidade a história. Dessa vez, Alice tem 19 anos, e retorna ao lugar que esqueceu ter estado. Grande elenco com Mia Wasikowska, Johnny Depp, Helena Bonham Carter e Anne Hathaway. O destaque fica por conta do visual espetacular e da tecnologia 3D que nos leva para dentro do país das maravilhas.


8 Batman - O Retorno (1992). Após a boa aceitação de “Batman”, de 1989, Tim Burton fez seu segundo filme do homem morcego, desta vez com Pinguim e Mulher-Gato como vilões. Com um super elenco que contava com Michael Keaton, Cristopher Walken, Danny DeVito e Michelle Pfheifer, o filme tem uma boa trama, mostrando a corrupção em Gothan. Destaque para Michelle Pfheifer como mulher-gato. Jamais outra atriz fez ou fará uma atuação melhor como essa incrível vilã.


7 Os Fantasmas se Divertem (1988). Primeiro grande filme de Tim Burton, conta com estrelas como Michel Keaton, Alec Baldwin, Geena Davis e Winona Ryder. Uma hilária história de fantasmas, onde sustos e risadas se alternam. Destaques para a atuação cômica de Michel Keaton como Beetlejuice e para a maquiagem (que rendeu ao filme um Oscar nessa categoria).


6 A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999). Um excêntrico investigador é mandado para o condado de Sleepy Hollow para desvendar uma série de estranhos assassinatos em que todas as vítimas são encontradas sem a cabeça. Terceira parceria entre Tim Burton e Johnny Depp, conta ainda com Christina Ricci e Christopher Walken no elenco. Um filme que alterna bem fantasia, terror e cenas engraças. Venceu o Oscar de melhor direção de arte.


5 Batman (1989). Esse filme teve uma enorme importância por consolidar os filmes baseados em quadrinhos como sucesso garantido de bilheteria. Michel Keaton interpretou o homem morcego, e Jack Nicholson fez o papel do coringa, o grande vilão das histórias do Batman. Apesar da desconfiança dos fãs antes do filme ser lançado (a maioria questionava Tim Burton e Michel Keaton), o filme foi sucesso de público (com mais de 400 milhão de dólares arrecadados) e deixou os fãs satisfeitos. Oscar de direção de arte.


4 Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007). Musical sombrio cheio de suspense, baseado em um premiado musical da Broadway. Mais uma vez o papel principal ficou com Johnny Depp. Sua excelente atuação como o barbeiro que volta a Londres para se vingar lhe rendeu uma indicação ao Oscar de melhor ator. Helena Bonham Carter também esteve excelente como Mrs. Lovett, dona de uma loja de tortas que usa carne humana (merecia também uma indicação ao Oscar). Como é comum nos filmes de Tim Burton o visual do filme é impecável, e venceu o Oscar de direção de arte.


3 Ed Wood (1994). Considerado o pior diretor de todos os tempos (na minha opinião injustamente), Ed Wood dedicou sua vida ao cinema, fazendo o possível para levar as telas suas obras bem peculiares, sempre com pouco tempo e dinheiro para filmar. Nesse filme de Tim Burton a história desse excêntrico diretor, muito bem interpretado por Johnny Depp. O destaque do filme fica por conta de Martin Landau, interpretando o lendário ator Bela Lugosy em final de carreira (Landau venceu o Oscar por esse papel).


2 Edward Mãos de Tesoura (1990). Clássico da sessão da tarde e consequentemente da infância de muita gente, Edward mãos te tesoura é um dos mais belos filmes de fantasia, mantendo o tradicional visual sombrio do filmes de Tim Burton. O amor impossível entre uma garota e uma estranha criatura que tem tesouras no lugar das mãos. Apesar do tom de fantasia, o filme traz uma questão muito importante, o preconceito com o que não parece “normal”. Excelente elenco com Johnny depp, Winona ryder, Dianne Wiest, Alan Arkin e a participação mais do que especial de Vincent Price, em seu último filme.


1 Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas (2003). Um dos filmes mais injustiçados da história do Oscar (teve uma mísera indicação em trilha sonora), Peixe grande é certamente o auge da carreira de Tim Burton. O filme é ao mesmo tempo bonito, engraçado, e mostra a complexidade das relações familiares. Ed Bloom (interpretado por Ewan McGregor quando jovem, e por Albert Finney quando velho) é um grande contador de histórias. Mas seu filho Will (Billy Crudup) o considera um mentiroso. Nos divertimos nas histórias extraordinárias contadas por Ed Bloom, e nos emocionamos com a relação de pai e filho. Peixe grande é um dos melhores filmes desse século, e acredito que no futuro será considerado uma grande obra prima (eu já considero).

2 comentários:

Jorge disse...

De Burton eu fico com Peixe Grande, Ed Wood e Sleepy Hollow, nessa sequencia. Já fui fã, mas hoje não sou mais :/

medicine.practises disse...

Sempre fui fã...mas inflizmente ele caiu um pouco com ALice
http://medicinepractises.blogspot.com/