quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Os Quatro Heróis do Texas


Ao contrário do que possa parecer, esse não é um filme de Robert Aldrich. Na realidade, esse é um filme do Rat Pack dirigido por Robert Aldrich. Ou, caso você prefira, digamos que é um filme do Aldrich feito sob encomenda. Escolhido muito provavelmente por ser uma peça de faroeste, gênero que consagrou o diretor mesmo não sendo o tema da maioria de seus filmes, Aldrich consegue, mesmo sob o controle do grupo financiado pela máfia italiana, colocar seu estilo em alguns momentos, sobretudo na sencaciona abertura onde acompanhamos Frank Sinatra e Dean Martin primeiro juntos, combatendo o bando liderado pelo ilustre Charles Bronson, e em seguida sozinhos, lutando um contra o outro em meio ao nada. Esse é o primeiro e único momento em que reina o estilo Aldrich de cinema. Daí pra frente o filme se mostra a típica mistura de ação e comédia que caracteriza os filmes do Rat Pack, com direito até mesmo a uma participação especial dos Três Patetas, em sua terceira formação.

Para aqueles que não sabem, o Rat Pack foi um grupo de atores muito popular entre os anos 50 e 60, cuja formação mais clássica contava com Frank Sinatra, Dean Martin, Sammy Davis Jr., Peter Lawford e Joey Bishop e pelo qual também passaram as mulheres Shirley MacLaine, Lauren Bacall e Judy Garland. O filme mais significativo do grupo acabou sendo Onze Homens e um Segredo, de 1960 e dirigido po Lewis Milestone. Aqui, nesse Os Quatro Heróis do Texas, o grupo está reduzido apenas a Sinatra e Martin, mas mesmo assim domina inteiramente o filme.

Século 19, poucos anos após o término da guerra civíl, palco tradicional da grande maioria dos farostes. No árido Texas, Joe Jarrett (Dean Martin), passageiro em uma diligência que transporta cem mil dólares para serem depositados pela Ferrovia em um banco na cidade de Galveston, Texas, conhece Zack Thomas (Frank Sinatra) que também estava diligência, só que como como segurança. Porém,, a diligência acaba sendo atacada pelo bando de Matson (Charles Bronson), um pistoleiro cruel. Matson, contratadado pelo dono do próprio banco, Harvey Burden (Victor Buono), acaba sendo infeliz em sua missão, deixando Jarret e Zack disputando a posse da grana. Jarret consegue passar a perna em Zack, mas acaba indo até Galveston para depositar o dinheiro em uma conta no seu nome no mesmo banco a que ele iria pertencer, o banco de Harvey Burden. Acontece que Zack Thomas é que controla toda a cidade, e com a chegada de Jarrett seu monopólio se vê ameaçado, afinal, ele passa a investir no mesmo negócio que ele queria, um cassino em uma barcaça de rio.

Uma curiosidade sobre o filme é que o mesmo deveria ser o primeiro filme de Hollywood a possuir uma cena de nudez, no caso, a nudez das atrizes Anita Akenberg e Ursula Andress. Porém, por conta da censura imposta pelo estúdio quando da montagem do filme, tais cenas acabaram excluídas da versão final da obra. Mesmo assim, tal obra esbanja sensualidade, sobretudo nos decotes ousadíssimos usados pela própria Akenberg durante quase todo o filme.

Os Quatro Heróis do Texas é um filme totalmente artificial e simples, do qual não se há muito sobre o que dizer. Um mero exemplo de entretenimento se sobrepondo à arte. Este foi o primeiro faroeste que contou com a participação de Frank Sinatra, e também o último, visto que o mesmo deve ter percebido que esse não era bem seu território. Se em seu filme anterior, O Que Terá Acontecido a Baby Jane?, Aldrich critica Hollywood, chamando-a de hipócrita, aqui a mesma se vinga dele, mostrando como se faz para retirar a liberdade artística de um diretor.

Nenhum comentário: