quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Os melhores dos primeiros anos do cinema, pela comunidade do Orkut

Foi aberto um tópico em nossa comunidade no orkut com o objetivo de eleger os melhores filmes dos primeiros anos do cinema, nos mesmos moldes usados para as listas dos anos anteriores. Caso você queira participar da nossa comunidade basta clicar no link "orkut" logo abaixo do banner. A lista final é a seguinte:


1. Viagem à Lua de Georges Méliès (Considerado a primeira ficção-científica da história, Viagem à Lua foi uma revolução nos efeitos especias ao utilizar trucagens hoje consideradas filmes como o corte e o stop-motion. Inseriu Georges Meliès como um dos nomes mais importantes da história do cinema e é uma obra essencial para todo e qualquer amante do cinema.)


2. O Nascimento de uma Nação de D.W. Griffith (Extremamente polêmico por seu conteúdo racista ao retratar a saga do fundador da Ku Klux Klan como um herói, O Nascimento de uma Nação marcou o nascimento do cinema como arte e foi uma inovação tanto na parte técnica quanto no roteiro. Sua importância ao cinema é comparável apenas à importância de Cidadão Kane.)


3. Intolerância de D.W. Giffith (Uma análise sobre a intolerância do ser humano é traçada nessa obra a partir de quatro momentos históricos. Na Babilônia, o ódio religioso; na Judéia, a crucificação de Cristo; na França, o Massacre da Noite de São Bartolomeu; na América, a destruição da vida de um jovem casal.)


4. Os Vampiros de Louis Feuillade (Obra máxima do francês Louis Feuillade, com quase 7 horas de duração e dividido em 10 partes, Os Vampiros marca o início do cinema comercial a partir da história de uma gangue de ladrões e assassinos em Paris.)


5. Lírio Partido de D.W. Giffith (Uma jovem de 15 anos é abandonada e londres e se apaixona por um místico chinês que está em viagem do país para propagar a filosofia oriental. Com Lillian Gish, a musa de D.W. Griffith.)


6. Vida de Cachorro de Charlie Chaplin (Nesse curta, o vagabundo Carlitos salva a vida de um cachorro que está sendo atacado por outros cães. Com o cachorro escondido dentro de suas calças, Carlitos entra num salão de baile, onde uma cantora é explorada pelo proprietário do estabelecimento. Isso até ladrões roubarem a carteira de um milionário bêbado.)


7. Fantômas de Louis Feuillade (A história de Fantômas, um criminoso conhecido pelo roubo do Hotel de Palácio Reale pelo sequestro de Lord Belthan. Fantômas é perseguido pelo Inspetor Juve e seu auxiliar, o jornalista Fandor. Primeiro filme do gênero de crime da história, rendeu várias sequências e refilmagens.)


8. O Grande Roubo do Trem de Edwin S. Porter (O primeiro faroeste narra a história de um assalto a um trem (óbvio). Serviu como influência para dezenas de faroestes que viriam em seguida e é lembrado pela sua cena final em que um homem dispara contra a câmera.)


9. Carlitos nas Trincheiras de Charlie Chaplin (Talvez o curta mais conhecido de Chaplin, aqui ele põe seu fatídico personagem na França da Primeira Guerra Mundial, onde ele é um recruta que após se tornar um herói de guerra, acaba por ser designado a uma perigosa missão.)


10. O Vagabundo de Charlie Chaplin (Carlitos é um vagabundo na beira da estrada que tem seu sanduíche trocado por um tijolo antes de enfretar um série de homens que tentam se aproveitar de uma jovem componesa.)

Um comentário:

Filmes Antigos Club disse...

Uma lista de ouro. Parabéns. Saúde e Paz.