domingo, 17 de outubro de 2010

GUILLERMO DEL TORO




Guillermo Del Toro nasceu em 1964 em Guadalajara, México. Foi criado por sua avó católica. Este convívio fez que ele colecionasse imagens de santos e anjos, na qual estas são suas marcas registradas em seus filmes. Esta peculiaridade é curiosa, pois Del Toro é apaixonado por filmes de terror. Além disso, as sua produções sempre possuem personagens demoníacos.

Del Toro apaixonou-se por filmes na adolescência, onde foi influenciado por George A. Romero, Alfred Hitchcock, Mario Bava e as produções da companhia inglesa Hammer Films. Começou aprendendo truques de efeitos e maquiagem com Dick Smith. Trabalhou como supervisor de maquiagem por dez anos. E no anos 80 abriu a produtora Necropia especializada em maquiagens para filmes de terror.

Sua produção de estreia foi Cronos, filme que narra a história de um dono de uma antiguidades que descobre que um de seus pertences pode lhe dar juventude eterna. Em troca, porém, ele se torna sedento por sangue. O filme tornou-se um sucesso em Cannes e foi indicado ao Oscar mexicano , o Premio Ariel de Oro, em várias categorias.

Com o sucesso do longa-metragem, Guillermo partiu para Hollywood, dirigindo o filme Mimic de 1997. A produção conta sobre história de um bicho criado geneticamente para destruir baratas, mas que acaba evoluindo e aterrorizando toda a cidade de Nova York. Contudo, o diretor ficou insatisfeito com resultado do filme retornando ao seu país, onde formou a produtora The Tequila Gang. Em 2001 lançou o filme “ A Espinha do Diabo” , conquistando a crítica sobre a historia de um fantasma na epoca da Guerra Civil Espanhola. Devido ao sucesso com a crítica, o diretor voltou aos estudios hollywoodianos na direção da sequencia de Blade II e mais tarde em Hellboy.

O cineasta conquistou o estrelato quando dirigiu o Labirinto do Fauno , produção parecida com a Espinha do Diabo. O filme foi indicado ao Oscar de 2007 de Melhor Filme Estrangeiro.


Del Toro é um dos grandes diretores dos últimos anos, que apesar de trabalhar em Hollywood, nunca deixou sua marca autoral.



Filmografia:



The Orphanage (O Orfanato) remake de El orfanato, do qual foi produtor 2010


Hellboy II: The Golden Army (Hellboy II: O Exército Dourado) 2009


El laberinto del fauno ( O labirinto do fauno ) 2006


Hellboy ( Hellboy ) 2004


Blade 2 ( Blade 2 ) 2002


El espinazo del diablo ( A Espinha do Diabo ) 2001


Mimic ( Predadores de Nova Iorque ) 1997


Cronos (Cronos: Contra o Tempo) 1993


Geometria (Geometria) Curta Metragem 1987


Doña Lupe (Dona Lupe) Curta Metragem 1985



Fonte:


Omelete


Wikipédia




Um comentário:

Leonardo disse...

Del Toro Ídolo \o/