terça-feira, 7 de setembro de 2010

Top 11: Filmes de Zumbis

Aviso de antemão que você, estimado leitor, muito provavelmente não gostará da lista. Não espere uma bela lista; Julgo-a como um zumbi, o mais feio deles. É, portanto, uma lista torta, que irá aterrorizá-lo devido ao seu horror por excelência. E a intenção é justamente essa: ser uma lista ruim. Ainda para corroborar a estranheza da lista e torná-la ainda mais duvidosa, ela contará com 11 filmes e não 10, como se supõe comumente.

Apenas os 5 primeiros lugares ganharam descrição, apenas para deixar a lista ainda mais esquisita (mentira, é por falta de tempo mesmo). Na verdade, trata-se de um Top 5, mas decidi citar logo 11 filmes ( 10 não, detesto números redondos) para angariar um número maior de interessados no assunto. Ainda assim, saiba que não foi fácil. Para fazer a lista me dispus a assistir legiões de filmes que ainda não havia visto. Do Trash Fome Animal dirigido pelo famigerado Peter Jackson ao norueguês filme de zumbis nazistas Dead Snow. Sem contar com mais um punhado do Romero e do Fulci que só não entraram na lista para deixar lugar para os demais diretores. E ainda alguns do mestre John Carpenter que não entraram por não ser propriamente de zumbis, mas alienígenas em muitos casos e sabe-se lá o que em outros como em Bruma Assassina. Sendo assim, esclarecidos os detalhes, segue a lista:


11 - [REC] - 2007 (Jaume Balagueró e Paco Plaza):



10 - Madrugada dos Mortos - 2004 (Zack Snyder):



9 - A Morte do Demônio - 1981 (Sam Raimi):


8 - Todo Mundo Quase Morto - 2004 (Edgar Wright):




7 - Zumbilândia - 2009 (Ruben Fleischer):




6 - Extermínio - 2002 (Danny Boyle):




5 - A Noite dos Mortos-Vivos - 1968 (George Romero) : Reinventou o gênero. O mais irônico e pessimista dos filmes de zumbis. A todo instante demonstra que não há saída. Todos estão enclausurados numa pequena casa esperando por serem comidos vivos. As discordâncias entre os sobreviventes são constantes; as tentativas são inúteis. Se alguma incerteza ainda permeava durante a trama, se alguma esperança para a humanidade ainda podia ser avistada mesmo que de longe, pode esquecer, cedo ou tarde, a tumba lhe aguarda.




4 - Zombie - 1979 (Lucio Fulci) : A caracterização dos zumbis é um ponto a destacar - atrevo-me a dizer que nunca se viu zumbis tão escatologicamente reais. Além, é claro, de cenas no mínimo inesperadas, como a cena em que os zumbis lutam contra um tubarão e a cena em que o olho é perfurado, na qual a atmosfera não só do filme, mas de todo o gênero atinge um ponto limítrofe; tudo nessa cena é perfeito. A leve tensão de estridência da porta, a música crescendo harmonicamente (sem buscar sustos repentinos), o sádico prazer quase humano do zumbi em torturar a mulher. Luis Buñuel ficaria com inveja, e olha que nem navalha foi preciso.




3 - Despertar dos Mortos - 1978 (George Romero): Além de divertido, tenso e tudo mais que se espera de filmes de zumbis, o diretor levante questões de extrema importância até, e principalmente, para os dias de hoje. Versa sobre o consumismo descomedido, o capitalismo selvagem e todo o american way of life. Romero, mais do que criticar o sistema, devora-o com seus zumbis.




2 - Diário dos Mortos - 2007 (George Romero): Ainda que não seja considerado o melhor do Romero – ficando esse título entre os dois outros filmes dele supracitados , algumas considerações me levaram a colocá-lo em melhor posição. Primeiro para que a lista ficasse assim mais galante e sinuosa e para que destoasse do consenso geral, cumprindo então com a proposta inicial de ser uma lista torta. Segundo que de acordo com o próprio Romero, esse é seu primeiro filme em que conseguiu fazer tudo do seu jeito, de modo que não há sequer um dedo de quem quer que seja. É, então, um filme puramente autoral, cuja perspectiva é nitidamente favorável aos zumbis, apontando com louvor a estupidez humana.



1 - Terror nas Trevas - 1981 (Lucio Fulci): Uma obra-prima às avessas. Escrever uma linha que seja desse filme é não o ter entendido. Como falar de algo que rompe com todos os padrões, fórmulas, convencionalismos, utilizando da regra clássica de escrita? Convertendo-o em meros símbolos. Deixando tudo arranjado em um parágrafo, com a ortografia toda correta. Seria uma afronta ao filme. Por esse motivo, recuso-me a descrevê-lo. Confira por sua conta e risco.


5 comentários:

Tiago Britto disse...

Achei zumbilândia o melhor de todos os filmes de zumbis! Não gosto muito deste gênero...acho repetitivo...esse pelo menos levou pra comédia e me divertiu...grande atuação do woody!

Aparício Neto disse...

Dr. Soup!
Coincidências são coisas engraçadas, não é mesmo? Dia 14/09 entra no meu blog uma listagem com os 10 filmes de zumbi que também deveriam fazer parte do top 250 do imdb. Fiz ela a dois meses atrás, e estava pacientemente aguardando a inauguração do blog e o filme correto (Shaun of the Dead) para ir ao ar!
Bom, só pra gente se situar, só Diary of the Dead e Evil Dead não estão na minha lista: o primeiro pela sua ruindade extrema, e o segundo porque não é bem filme de zumbi, e sim de demonio (questão completamente discutível e que desde já admito não ter razão. É só uma questão de enfoque mesmo).
Parabéns pela lista eclética e moderna. Aguardo ansiosamente a tua opinião sobre a minha!
Grande abraço;

vitor silos disse...

Cara, listas são uma coisa extremamente pessoais, com certeza! Eu até tenho alguns filmes ai em sintonia com você, colocaria A volta dos mortos vivos e tiraria com certeza Diário dos mortos, que para mim é um dos piores filmes do gênero, há alguns meses atras eu comentei sobre esse filme no meu blog. Eu simplesmente amo esse gênero, sou fanático por filmes de terror e principalmente sobre zumbis e acho que Romero errou muito feio nesse Diário dos mortos.
Gosto muito de Extermínio e Rec.

Abraço

Vitor Silos
www.volverumfilme.blogspot.com

Anônimo disse...

Sorry for my bad english. Thank you so much for your good post. Your post helped me in my college assignment, If you can provide me more details please email me.

Eduardo disse...

sua lista é péssima! tem um monte de filme ai que não tem nada a ver... desde quando Evil Dead é um filme sobre Zumbis? Todo Mundo Quase Morto? Zombilandia?
Tu ta de sacanagem comigo... só pode. Diário dos mortos em segundo lugar?
Realmente... tu ta de sacanagem!