segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Os melhores dos anos 40, pela comunidade do Orkut

Foi aberto um tópico em nossa comunidade no orkut com o objetivo de eleger os melhores filmes dos anos 50, nos mesmos moldes usados para as listas dos anos anteriores. Caso você queira participar das próximas listas, basta entrar em nossa comunidade e responder os tópicos referentes à Top 10 clicando no link "orkut" logo abaixo do banner. A lista final é a seguinte:


1. Cidadão Kane de Orson Welles (O dito "melhor filme de todos os tempos" conta a história do magnata das comunicações Charles Foster Kane, que ergue por conta própria todo um império, mas não consegue manter uma vida pessoal estável. Um filme inovador em diversos aspectos como a montagem não-linear e as tomadas panorâmicas em cenários construídos. Se não for o melhor, é certamente o filme mais importante de todos os tempos)


2. Casablanca de Michael Curtiz (Considerado por muitos o melhor roteiro já escrito, a trama de Casablanca se desenrola em um café da cidade homônima do Marrocos que serve como ponto de parada na rota de fuga da Europa durante a Segunda Guerra Mundial. La, Rick Blaine, o dono do café, encontra Ilsa Lund, uma antiga amante que ele conhecera em Paris alguns anos antes. Destaque para a canção As Time Goes By)


3. O Grande Ditador de Charles Chaplin (Comédia de Chaplin que conta a história de um barbeiro que é confundido com o ditador da Tomânia, Akenoid Heynkel. Uma crítica ácida à Segunda Guerra Mundial feita durante a mesma, com destaque para a cena de Akenoid dançando com o globo terrestre e para o discurso final anti-belicista)


4. Festim Diabólico de Alfred Hitchcock (Primeira obra-prima de Hitchcock, conta a história de dois amigos que matam um terceiro por se considerarem superiores a ele, intectualmente falando. Para provar sua superioridade, eles escondem o corpo em um baú que servirá como mesa em uma festa que eles darão e seguida. Destaque para a montagem que simula uma ausência de cortes)


5. A Felicidade Não se Compra de Frank Capra (Clássica dramédia Capraesca, considerada por muitos sua obra máxima, conta a história de George Bailey, um homem que resolve se matar mas é salvo por um anjo que passa a mostrar a ele como seria a vida das pessoas à sua volta se ele não tivesse existido. Um filme profundo, leve e tocante, ao estilo de Capra)


6. Ladrões de Bicicleta de Vittorio de Sica (Marco do chamado Neo-Realismo Italiano, esse filme de Vittorio de Sica conta a história de um homem pobre que empenhora seus bens para comprar uma bicicleta, essencial para o emprego que arrumara. Porém, no primeiro dia de trabalho sua bicicleta é roubada, o que faz com que ele parta junto de seu filho, atrás de sua bicicleta pelos submundos de Roma)


7. Pacto de Sangue de Billy Wilder (Clássico noir de um dos mestres do gênero, sobre um golpe aplicado por uma mulher casada e um agente de seguros para conseguir o dinheiro do seguro de vida do marido, porém, nem tudo sai como planejado)


8. Rebecca, Uma Mulher Inesquecível de Alfred Hitchcock (Único filme de Hitchcock a levar um Oscar de Melhor Filme e o primeiro a ser indicado a Melhor Diretor, conta a história de uma jovem que se casa com um rico viúvo, mas passa a viver à sombra da falecida esposa. Uma das obras mais maduras do mestre)


9. Relíquia Macabra de John Huston (Obra inicial do Cinema Noir, Relíquia Macabra (ou O Falcão Maltês, como preferir) é uma trama composta por heróis obscuros, personagens misteriosos, policiais corruptos e, claro, uma femme fatale, todos em busca de uma estátua de um falcão feita de ouro e recheada de jóias preciosas. Primeiro filme do grande diretor John Huston)


10. Farrapo Humano de Billy Wilder (Billy Wilder usa o personagem de Don Birnham, interpretado por Ray Milland, para traçar um panorama sobre os efeitos do alcoolismo no homem. Don é um alcoolatra que conta com a ajuda da namorada e do irmão para controlar o vício. Eles marcam uma viagem de fim-de-semana, mas antes de viajar, Don se humilha em busca de dinheiro para sustentar o vício)


Top 30:

11- Almas Perversas
12- O Tesouro de Sierra Madre
13- As Vinhas da Ira
14- Paixão de Fortes
15- Cartas de uma Desconhecida
16- Fantasia
17- Meshes of the Afternoon
18- Soberba
19- A Luz É para Todos
20- Jejum de Amor
21- Alemanha, Ano Zero
22- Dias de Ira
23- Que Espere o Céu
24- Roma, Cidade Aberta
25- Ministry of Fear
26- Anjos do Pecado
27- Fuga do Passado
28- Núpcias de Escândalo
29- Como Era Verde o Meu Vale
30- À Beira do Abismo

Menções Honrosas:

Um Barco e Nove Destinos
A Morta-Viva

E então? Gostou da lista? Odiou? Faltou algum filme? Não se esqueça de deixar seu comentário.

4 comentários:

Gui Barreto disse...

Concordo plenamente com os 10 primeiros lugares...só não assisti Relíquia Macabra e Pacto de Sangue, mas acredito que sejam mto bons para merecerem estar numa lista tão bem feita como essa...adoro Rebecca!!!

Abrs

pseudo-autor disse...

Mesmo sem ter visto Pacto de Sangue, a lista dos 10 é maravilhosa! Meus destaques vão para Relíquia Macabra e Festim Diabólico.

Cultura na web:
http://culturaexmachina.blogspot.com

Aparício Neto disse...

Excelente listagem!
Senti falta de "A Sombra de uma Dúvida", "Desencanto" e "Esse Mundo é um Hospício", mas não tem como uma lista ter tudo, principalmente vinda de uma época tão profícua quanto os anos 40.
Parabéns pela seleção;

http://thetop250imdbnerdproject.blogspot.com/

Anônimo disse...

Faltou mesmo "Desencanto", belíssimo filme.