quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Top 10: Vilões do cinema

Assassinos, traidores, invejosos, mentirosos, cruéis. O cinema já consagrou vários personagens que atormentaram os mocinhos e os expectadores. E a concorrência era grande. Centenas de personagens marcaram seus filmes por sua maldade. Nessa lista vou mostrar aqueles que considero serem os 10 maiores vilões do cinema.

10 HAL 9000 (2001 uma odisséia no espaço). É comum hoje em dia termos robôs e máquinas como vilões de filmes. Mas o maior de todos esses vilões surgiu ainda na década de 60, em um dos melhores filmes de todos os tempos. HAL 9000 é o grande destaque entre os personagens de 2001 uma odisséia no espaço, filme de Stanley Kubrick. HAL é um computador muito avançado, responsável por todo o funcionamento de uma nave espacial. Não há como fugir dele, pois para qualquer lugar da nave que se for HAL estará vendo.

9 Rainha/Bruxa (Branca de neve e os 7 anões). Personagem da primeira animação da Disney, ela é uma rainha tão invejosa que mandou matar a sua enteada por que um espelho falante lhe disse que a garota era a mais bela do reino. Ao saber que Branca de Neve não estava morta, ela mesma se encarregou de dar um fim na moça. É a grande vilã dos contos de fadas.

8 Don Michael Corleone (Trilogia o poderoso chefão). Brilhantemente interpretado por Al Pacino nos filmes de Francis Ford Coppola, Michael assumiu o papel de chefe da falia Corleone, e liderou a máfia por anos. Matou pessoas, mandou matar muitas outras. Quem dificultava as coisas para a família Corleone, não era poupado por Don Michael. Frio e calculista tomava as decisões que precisava para o bem de sua família.

7 Regan Macneil (O Exorcista). Interpretada pela atriz Linda Blair, ela fala palavrões, movimenta objetos com a mente, se masturba com crucifixos, pede pra ser possuída, gira a cabeça em 360°, sobe nas paredes, provoca padres e a própria família. Insulta Deus, Jesus e tudo mais. Nada é poupado por essa menina, uma das mais assustadoras da história. Afinal, ela tem um demônio no corpo. Você teria coragem de vê-la à noite, e sozinho?

6 Hannibal lecter (O silêncio dos inocentes). Personagem de quatro filmes (Dragão Vermelho, O Silêncio dos inocentes, Hannibal e Hannibal - A Origem do Mal), foi em O Silêncio dos inocentes que teve seu auge, com uma magnífica interpretação de Anthony Hopkins (Que lhe rendeu o Oscar de melhor ator). Psiquiatra, Hannibal é mais louco do que seus pacientes. Matar não é o bastante, ele arranca pedaços das pessoas, muitas vezes com a própria boca.

5 Alex DeLarge (Laranja mecânica). Personagem marcante do filme de Stanley Kubrick, e interpretado perfeitamente por Malcolm McDowell, Alex gosta de musica clássica, e de violência, de Beethoven e de estupros. Alex agride, machuca, estupra e mata. Ao lado de seus "druguis", sai pelas ruas causando alvoroço e violência. Faz tudo pela sua satisfação, mesmo que isso cause problemas para os outros. Alias, para ele é até melhor que cause.

4 Norman Bates (Psicose). Personagem de Anthony Perkins na obra-prima de Alfred Hitchcock, Norman Bates é o mais louco dos vilões. Louco a ponto de guardar em casa o esqueleto de sua falecida mãe, e de se vestir e falar como ela. Alias, pior ainda, é em certos momentos achar que é ela. Não é uma boa idéia parar no Motel Bates, pois podem ter facadas te esperando, seja no seu quarto, seja na casa de Norman Bates.

3 Jack Torrance (O Iluminado). Terceiro personagem de filmes do diretor Stanley Kubrick na lista, Jack Torrance chegou ao cinema interpretado por Jack Nicholson, na adaptação do livro de Stephen King. Isolado com a mulher e com o filho em um hotel, Jack passa a ter problemas psicológicos, vendo acontecimentos estranhos no hotel (seriam reais?). Completamente louco, ele quer matar. E quem está ao seu alcance? Sua família. Em cenas históricas do cinema, aterroriza-os com a perseguição implacável buscando matá-los. Muitos vilões tentam matar pessoas, mas tentar matar a mulher e o filho não é pra qualquer um.

2 Scar (O rei leão). Muitos dos vilões nos fazem sentir medo, pânico. Alguns nos fazem sentir ódio. Mas têm um tipo mais cruel, os que nos fazem chorar. O Rei leão é um filme muito assistido pelas crianças, que querem rir, e ver as aventuras dos personagens. Nessa animação da Disney, o expectador tem em Mufasa a referência do mocinho, líder, protetor e bondoso. Mas inesperadamente, seu irmão invejoso o mata. Scar foi responsável por uma das cenas que mais arrancaram lagrimas dos expectadores. Não apenas tentou matar alguém da família, como conseguiu. Na primeira morte mostrada em um filme da Disney, mata o mocinho do filme, que era seu irmão. Tornando-se um dos mais odiados personagens do cinema.

1 Darth Vader (Saga Star Wars). Ele matou crianças, matou o homem que o ensinou, e traiu os Jedi quando passou para o lado negro da força. Não causou medo apenas em uma casa, em uma cidade ou em um planeta. Ele causou o medo na galáxia. Por muito tempo a galáxia foi dominada pelo mal, apenas por Vader ter mudado de lado. O mais poderoso personagem do cinema. E o pior, ele é um dos mais adorados, por sua força, e por que não, por sua roupa legal. A série Star Wars arrecada milhões com revistas, bonecos, jogos, fantasias, e grande parte disso, deve-se a Darth Vader. O maior vilão da história do cinema, e talvez o maior personagem também.

7 comentários:

Amanda Aouad disse...

É, Darth Vader é o cara, hehe. Muito boa a lista. Gostei de ver Hal nela, esse robô me tirou o sono.

Jorge disse...

Eu acho que seria legal começar a escrever artigos para o blog... Tipo dissertações sobre certos temas. A definição de vilão daria um bom artigo. Vou trabalhar nisso...

Nicolau Ponte Preta disse...

Olá td bom estou divulgando este Doc.
Se puder assitir, valea pena.Obrigado.

http://nosolhosdaesperanca.blogspot.com/

Resenha


Jânio é um rapaz de vinte anos que foi preso na orla da praia da Cidade de Praia Grande confundido de fazer parte de um grupo de jovens que promoveram um arrastão. Mesmo sem provas ficou preso durante 11 meses. Leide e Francisco a mãe e o pai de Jânio precisaram lutar para provar a inocência do filho, enfrentando a principal dificuldade que esbarra num problema social ainda não resolvido no Brasil.

"Ser pobre é ser culpado até que se prove ao contrário?"

Guilherme M disse...

Gosto pra caramba do blog de vocês e achei a lista ótima.Fiquei surpreso com Michael Corleone na lista,e acho que faltou um dos maiores vilões.O Coringa !!!

Gui Barreto disse...

E o Valdemort? srsrrsrs..faltou ele.mas a lista ficou ótima..adoro o Jack Torrance!![

Abrs

Alyson Xyzyx disse...

A Cada vilão que eu li eu pensei: "Noooossa, verdade, tinha esquecido de como ele era mal" uahuahau' Eu incluiria o Anton Chigurh , que foi interpretado pelo Javier bardem em NCTFOM. Abraço!

Anônimo disse...

CADÊ O VOLDEMORT??? :@