segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Os melhores dos anos 80, pela comunidade do Orkut

Foi aberto um tópico em nossa comunidade no orkut com o objetivo de eleger os melhores filmes dos anos 80, nos mesmos moldes usados para a lista dos anos 90 e 2000. Caso você queira participar das próximas listas, basta entrar em nossa comunidade e responder os tópicos referentes à Top 10 clicando no link "orkut" logo abaixo do banner. A lista final é a seguinte:


1. O Iluminado de Stanley Kubrick (Nunca fui muito fã das adaptações de Stephen King, mas essa é uma raríssima exceção. O que esse filme tem de diferente dos demais é a direção de Stanley Kubrick, genial como sempre. O contraste entre branco e vermelho usado nos cenários torna o filme algo agradável de se ver. Mas essa sensação é anulada pela capacidade admirável de transformar um hotel gigantesco e deserto em um ambiente extremamente claustrofóbico. Além de tudo isso, a atuação psicótica de Jack Nicholson como Jack Torrence que se tornou um marco na história do cinema)


2. Amadeus de Milos Forman (Milos Forman já tinha uma carreira bem estruturada antes desse filme, tendo no curriculo obras como O Baile dos Bombeiros, Um Estranho no Ninho e Hair. Esse Amadeus serviu para consolidar ainda mais sua carreira. Biografia de Wolfgang Amadeus Mozart (Tom Hulce) contada pelos olhos de Antonio Salieri (F. Murray Abraham), o filme é um estudo sobre aquilo que as pessoas chamam de inveja, mas mostra que há muito mais por trás disso. Atuações excelentes, direção de arte perfeita,fotografia de luz natural e trilha sonora do próprio Mozart tornam Amadeus uma obra brilhante e magnífica)


3. Touro Indomável de Martin Scorsese (Biografia do pugilista Jake LaMotta (Robert de Niro), retrata toda a sua carreira profissional e seus problemas familiares com sua esposa e seu irmão. Filmado em preto-e-branco por opção, Touro Indomável conta também com uma excelente atuação de Joe Pesci como o irmão e uma ótima montagem de Thelma Schoonmaker, a eterna parceira de Martin Scorsese em seus filmes)


4. Cinema Paradiso de Giuseppe Tornatore (Um ode ao cinema contado pelos olhos do garoto Totó e sua amizade com Alfredo, o projecionista do cinema de uma cidadezinha da Itália. A trilha sonora de Ennio Morricone só ajuda a realçar o clima do filme. Um filme que, provavelmente, agradará ao público em geral, mas ainda mais aos cinéfilos)


5. Scarface de Howard Hawks (Quase 50 anos após Howard Hawks e seu Scarface - A Vergonha de uma Nação, somos levados à história de Tony Montana, um imigrante cubano que ergue um império em Miami. Al Pacino impecável, dialógos memoráveis, cenas inesquecíveis e centenas de "fucks" compõem esse excelente filme de gângster como é cada vez mais difícil de se ver)


6. O Império Contra-Ataca de Irvin Kershner (Segundo capítulo da famosa série, anos depois foi rebatizado como "Star Wars: Episódio V - O Império Contra-Ataca", esse capítulo é famoso pelas sequências de batalha em Hoth, pela introdução de Yoda e Lando Calrissian e pelo famigerado diálogo final entre Darth Vader e Luke Skywalker. Considerado por muitos como o melhor episódio da série)


7. Nascido Para Matar de Stanley Kubrick (O penúltimo filme de Kubrick é um retrato frio, intenso e desumano da guerra e seu impacto na mente daqueles que convivem com ela. Se divide em dois segmentos distintos, o treinamento para a guerra e a guerra em si. O segundo, embora bom, fica bastante ofuscado pela genialidade do primeiro, que conta com uma das melhores atuações da história do cinema, R. Lee Ermey como o Sargento Hartman)


8. Os Intocáveis de Brian de Palma (O lendário Al Capone e a sua prisão são retratados nesse excelente filme pelos olhos do policial Eliott Ness e seu grupo de "Intocáveis". Robert de Niro está em excelente forma, mas Sean Connery é quem rouba a cena, com o melhor papel de sua carreira e um merecidíssimo Oscar)


9. Rain Man de Barry Levinson (O tema do autismo é abordado através da história dos irmãos Babbitt. Charlie, após a morte do pai, tem de conviver com seu irmão Raymond, portador de autismo. Aborda o tema de uma maneira boa, sem cair na pieguice ou na ridicularização (ridicularização essa perceptível em Melhor É Impossível, onde se ri do personagem de Jack Nicholson por causa de seu TOC))


10. De Volta Para o Futuro de Robert Zemeckis (Primeiro grande filme do diretor de Forrest Gump e Uma Cilada Para Roger Rabbit, De Volta Para o Futuro abriu uma das séries mais famosas do cinema, transformou Michael J. Fox em ídolo, fez o carro DeLorean objeto de desejo de muitos e se tornou símbolo de toda uma geração)


Top 30:

11 - O Homem-Elefante
12 - Blade Runner
13 - Harry & Sally
14 - Era Uma Vez na América
15 - Conta Comigo
16 - ET - O Extraterrestre
17 - Meu Pé Esquerdo
18 - Brazil - O Filme
19 - Ran
20 - Depois de Horas
21 - O Retorno de Jedi
22 - Curtindo a Vida Adoidado
23 - Eles Vivem
24 - Platoon
25 - Os Goonies
26 - Os Caçadores da Arca Perdida
27 - Pink Floyd - The Wall
28 - Veludo Azul
29 - Minha Vida de Cachorro
30 - Ilha das Flores

Menções Honrosas:

Poltergeist
Conduzindo Miss Daisy


E então? Gostou da lista? Odiou? Faltou algum filme? Não se esqueça de deixar seu comentário.

3 comentários:

Saulo S. disse...

Eu amo "O homem elefante", um trabalho memorável do Lynch, gostei da lista!

Gui Barreto disse...

Adorei a lista...assisti a maioria e só nao concordo com o Star Wars (nao gosto da série, mas isso ja é problema pessoal)....parabens!!

Película Criativa disse...

Concordo com a maioria. Mas se pudesse, incluiria também Dead Poets Society de Peter Weir. P/ mim, foi um dos melhores dos anos 80.