segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Os melhores dos anos 60, pela comunidade do orkut

Foi aberto um tópico em nossa comunidade no orkut com o objetivo de eleger os melhores filmes dos anos 60, nos mesmos moldes usados para a lista dos anos 70, 80, 90 e 2000. Caso você queira participar das próximas listas, basta entrar em nossa comunidade e responder os tópicos referentes à Top 10 clicando no link "orkut" logo abaixo do banner. A lista final é a seguinte:


1. Psicose de Alfred Hitchcock (Considerado por muitos a obra-prima de Hitchcock, Psicose é um suspense sobre uma mulher que acaba tendo de passar uma noite em um hotel de beira de estrada. Com uma reviravolta na trama completamente inovadora para a época e um dos finais mais surpreendentes da história, Psicose é, sem dúvidas, um filme marcante)


2. 2001: Uma Odisséia no Espaço de Stanley Kubrick (Arthur C. Clarke e Stanley Kubrick escreveram conjunta e simultaneamente o roteiro e o livro que narra uma viagem espacial para investigar o aparecimento de um estranho monolito em Júpiter. Dividido em quatro partes perfeitamente bem definidas e que encaixam de uma maneira magistral, 2001 é mais do que uma ficção científica, é simplesmente uma das maiores obras artísticas já realizadas por um ser humano (embora possa ser considerado relativamente maçante por fãs de ação))


3. Três Homens em Conflito de Sergio Leone (Terceira parte da Trilogia dos Dólares de Sergio Leone, precedido por Por um Punhado de Dólares e Por Uns Dólares a Mais, Três Homens em Conflito narra as desventuras de três sujeitos em busca de uma quantidade exorbitante de dinheiro que está enterrado em um cemitério. Cada um deles sabe uma parte da localização, mas nenhum deles está disposto a dividir a grana)


4. Dr. Jivago de David Lean (Épico de mais de 3 horas onde David Lean usa a Revolução Bolvechique para contar a história de de amor entre Yuri Zhivago e Lara Antipova. Roteiro excelente, parte técnica perfeita e uma trilha sonora ao som de balalaikas criam um clima todo especial à obra)


5. Bonequinha de Luxo de Blake Edwards (A doce e linda Audrey Hepburn está ainda mais doce e linda na pele da prostituta Holly Golightly que sonha em casar com um homem rico, mas acaba se apaixonando pelo vizinho escritor. Um filme no qual o clima geral da obra é superior ao roteiro. Destaque para a canção Moon River de Henry Mancini e para a cena de abertura, que eu considero uma das mais marcantes da história do cinema)


6. Clamor do Sexo de Elia Kazan (Filme sobre as relações amorosas de um jovem casal no Kansas do final da década de 20, que embora apaixonados, sofrem com a repressão sexual existente na época. Indicado aos Oscars de Melhor Atriz, pela atuação de Natalie Wood e Melhor Roteiro Original, saindo vencedor pela segunda)


7. Dr. Fantástico de Stanley Kubrick (Comédia de humor negro de Stanley Kubrick baseada no livro de Peter George, Dr. Fantástico é uma sátira da Guerra Fria e do conflito em EUA e URSS na década de 60. Quando um general completamente insano ordena o bombardeio nuclear à União Soviética, os maiores líderes políticos se reúnem para discutir a solução da crise. Passagens memoráveis como as cenas da Sala de Guerra, a luta entre o General Buck Turgidson e o embaixador russo, a cavalgada da bomba atômica, o diálogo entre o presidente Merkin Muffley e o presidente da União Soviética, as falas do Dr. Fantástico, a Máquina do Juízo Final e a cena final fazem desse um filme inesquecível)


8. Os Pássaros de Alfred Hitchcock (Suspense ambientado na pequena cidade de Bodega Bay, os passáros, sem qualquer motivo aparente, passam a atacar os moradores enfurecidamente. Indicado ao Oscar de Melhores Efeitos Visuais)


9. Se Meu Apartamento Falasse de Billy Wilder (Um funcionário de uma companhia de seguros sobe de cargo emprestando seu apartamento para que seus chefes levem para lá suas amantes. Isso até que uma das amantes tenta se matar no apartamento. Último filme em preto-e-branco a vencer o Oscar de Melhor filme antes de A Lista de Schindler, levou também como Melhor Diretor, Roteiro Original, Montagem e Direção de Arte)


10. Era Uma Vez no Oeste de Sergio Leone (Palavras não são suficientes para descrever a magnitude desta obra. Elenco brilhante formado por Henry Fonda, Claudia Cardinale, Jason Robards e Charles Bronson, é superado em grandiosidade apenas pela equipe de roteirista, que eu, particularmente, considero a melhor equipe já reunida em um roteiro na história do cinema: Sergio Donati, Mickey Knox e os grandiosíssimos gênios Dario Argento, Sergio Leone e Bernardo Bertolucci. Como eu não posso descrever essa obra, cito aqui as palavras de Sergio Leone: "O ritmo do filme pretendeu criar a sensação dos últimos suspiros que uma pessoa exala antes de morrer. Era Uma Vez no Oeste é do começo ao fim, uma dança da morte. Todos os personagens do filme, exceto Claudia. têm consciência de que não chegarão vivos ao final")

Top 30:

11 - Rocco e seus Irmãos
12 - Perdidos na Noite
13 - O Anjo Exterminador
14 - A Hora do Lobo
15 - 8 e Meio
16 - O Que Terá Acontecido a Baby Jane?
17 - Butch Cassidy
18 - O Bebê de Rosemary
19 - Lawrence da Arábia
20 - O Sol É Para Todos
21 - A Primeira Noite de um Homem
22 - Quem Tem Medo de Virginia Woolf?
23 - O Demônio das Onze Horas
24 - Minha Bela Dama
25 - A Noviça Rebelde
26 - Por uns Dólares a Mais
27 - Disque Butterfield 8
28 - Charada
29 - Ao Mestre com Carinho
30 - Por um Punhado de Dólares

Menções Honrosas:

Deus e o Diabo na Terra do Sol
Spartacus
Planeta dos Macacos
Terra em Transe
Fahrenheit 451
O Sol por Testemunha


E então? Gostou da lista? Odiou? Faltou algum filme? Não se esqueça de deixar seu comentário.

3 comentários:

Anônimo disse...

acho que poderia ter o filme "Viagem Fantastica"

Anônimo disse...

Sergio Leone foi um dos maiores de todos os tempos, foi genial, e com Ennio Morricone como parceiro entao.. fez obras primas como Era uma vez no Oeste, Três Homens em Conflito e o magnífico Era uma vez na América !

Janerson disse...

Acrescentaria Sem Destino de Dennis Hopper.